A Prefeitura de Mariana informou na noite deste domingo, 22 de agosto, que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais identificou um caso provável da variante Delta (B.1.617.2) no município. A amostra encaminhada para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) no início deste mês teve o genoma delta identificado no processo de genotipagem, porém ainda é aguardado o processo de sequenciamento genético da amostra e maiores orientações das referências técnicas estaduais para a confirmação.
Esta variante da Covid-19 possui mutações que tornam o vírus mais transmissível, portanto, há uma preocupação grande quanto à sua circulação, já que as vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil e no mundo ainda não se consegue realizar a imunização do vírus que teve mutação.
A Secretaria de Saúde de Mariana salientou que realiza a análise constante do cenário epidemiológico do município, baseado no levantamento dos últimos resultados dos testes de detecção da Covid-19, casos confirmados, internações e óbitos decorrentes da doença.
“Entender o desenvolvimento e os ciclos do vírus na cidade é fundamental para que sejam tomadas medidas para prevenir o avanço do coronavírus e garantir a saúde da população marianense”, diz a Prefeitura de Mariana no comunicado.
No comunicado, a Prefeitura de Mariana também alertou a população que o mais importante no momento é que a população se conscientize quanto às medidas de prevenção da disseminação da Covid-19 para conter o contágio, também, da variante Delta.
“Além de todas as ações do município, como ampliação na testagem dos munícipes para identificação do vírus e demais medidas de prevenção, a Prefeitura de Mariana alerta que o mais importante e eficiente é a conscientização da população, que deve completar o esquema vacinal contra o vírus, evitar aglomerações, lavar constantemente as mãos, utilizar máscara e seguir as recomendações dos profissionais de saúde”, completou.
No Brasil, quase 600 casos de infecções pela variante Delta já foram registrado, causando 36 mortes. No último sábado, 21 de agosto, foi divulgado que há 141 novos casos diários da variante a cada milhão de habitantes. O número de óbitos para essa quantidade de pessoas é 3,9.
FONTE MAIS MINAS