27 de abril de 2024 00:16

CPI do Covid-19 retoma depoimentos e Presidente vai pedir mais prazo para investigação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar os valores investidos com o enfrentamento do Covid-19 em Lafaiete está retomando nesta tarde (25) os depoimentos.

Segundo o Presidente da CPI, o Vereador André Menezes, serão ouvidas e sabatinados 5 pessoas com o objetivo de colher informações mais apuradas sobre possíveis irregularidades tanto em gastos como no Hospital de Campanha.

“Será mais um dia de trabalho intenso. A gente informa que a CPI não parou em momento algum, conforme muitas pessoas nos questionam. Estamos analisando os documentos e marcando as oitivas”, informou André.

O Presidente salientou, que independente do resultado de julgamento de Liminar, em torno do sigilo dos depoimentos, a Procuradoria e seus representantes participarão das sessões. “Independente da decisão judicial os membros da CPI definiram pela participação da procuradoria nos depoimentos, afirmou.
André Menezes informou que vai solicitar ao plenário da Câmara a prorrogação do prazo além dos 120 dias previstos para conclusão do relatório final. A CPI foi instalada em 5 de maio e encerraria 6 de novembro. “Vamos pedir prorrogação já que não vamos concluir dentro do prazo estipulado. São 22 pastas e são muitos documentos a serem analisados”, avaliou.

Liminar

Mais um capítulo envolvendo a queda de braços entre a Câmara a e Prefeitura de Lafaiete. O Promotor de Justiça, Edgard Augusto Alves Santos, emitiu parecer pela concessão do Mandado de Segurança, confirmando-se a decisão que deferiu o pedido de liminar, em vista do direito líquido e certo do impetrante de acompanhar todos os atos e fases do procedimento conduzido pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19.
A disputa entre os dois poderes era em torno do sigilo dos depoentes. A Câmara defende que a motivação seria pelo proposito é evitar pânico e insegurança, como não expor os envolvidos.

A decisão final agora cabe a Juíza Célia Maria de Andrade Freitas Correa, da Comarca de Lafaiete, ao recurso da CPI.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade