Projeção considerou a inflação de 6,2% este ano; por outro lado, estimativas do mercado apontam para um percentual de 7%
O salário mínimo subirá para aproximadamente R$ 1.170 a partir de janeiro de 2022, como apontam previsões do governo. A correção, no entanto, deve ser revisada até o final deste ano, visto que a equipe econômica recorreu a parâmetros inflacionários defasados para os cálculos.
A projeção do reajuste considerou que a inflação, medida pelo INPC, ficará em 6,2% este ano. Entretanto, o prognóstico do mercado indica para uma inflação acima de 7%, o que prejudicaria o poder de compra do brasileiro. Lembrando que o piso nacional atualmente tem valor de R$ 1.100.
Orçamento 2022
O parecer sobre o novo salário mínimo deve estar na proposta de Orçamento de 2022, prevista para ser encaminhada ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto. Se isso se concretizar, a visão financeira do documento estará distante do atual cenário econômico ao incluir parâmetros macroeconômico desatualizados para a correção do piso.
Vale dizer que a Constituição impõe que o salário mínimo precisa garantir a manutenção do poder de compra do trabalhador. Desta forma, o valor tem de ser reajustado com base na inflação de cada ano.
Sendo assim, o governo encaminhará a proposta ao Legislativo para atender o prazo estabelecido por lei. Todavia, até o final do ano, os cálculos terão que ser revisados durante a tramitação e a estimativa do salário mínimo 2022 alterada.
FONTE CAPITALIST