Pais e alunos do SESI foram comunicados esta semana o fechamento das turmas de Ensino Infantil e Ensino Fundamental da unidade do SESI em Ouro Branco (CAT Professor João Franzen de Lima) para o ano de 2022 que atende em torno de 100 alunos na faixa entre 2 a 12 anos.
A instituição alegou que estão reestruturando suas atuações na cidade visando o aumento da qualidade de atendimento à indústria. “O novo foco será a ampliação de treinamentos que beneficiem a formação e a reciclagem dos trabalhadores”, informou a direção do SESI em comunicado oficial.
A decisão tomou de surpresa e apreensão os alunos e pais. Diante da descontinuidade das turmas, Fernanda Anho, mãe de uma estudante, está promovendo uma petição virtual tentando sensibilizar e reverter a decisão do SESI.
“Nossos argumentos para fazer esse pedido dizem respeito à notória qualidade dos profissionais e do ensino da unidade em questão; à Importância afetiva e pedagógica de uma instituição de educação nas séries iniciais – fase de ampliação da inserção social da criança; à necessidade dos profissionais terem direito ao emprego, ao impacto negativo do “fechamento” de uma instituição que presta um serviço social tão importante para a sociedade em toda a região”, argumentou
Ela citou que há riscos dos alunos não conseguirem vagas no sistema escolar da cidade (público e privado) ou das escolas formarem turmas superlotadas, com graves perdas na qualidade do ensino.
“Estamos na expectativa de ampliação da Gerdau e de outras empresas da região, apontando mais uma vez a necessidade de uma escola como o Sesi para receber as crianças que chegarão. Pedimos que levem em conta todos esses elementos e reconsiderem a postura de não oferecimento (em 2022) do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental na unidade do SESI em questão”, solicitou.
Mobilização
Os pais de alunos criticam a decisão do SESI que foi colocada de forma arbitrária numa reunião virtual em que eles não tiveram nem mesmo a chance de questionar. “Veio apenas como um: “cumpra-se””, disseram as lideranças de pais.
Eles também enviaram uma carta de apoio a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).
Participe da petição clicando aqui
SESI se posiciona
Às atividades do SESI se iniciaram em 1988 com creche e educação infantil além de programa de capacitação a comunidade, em 2005 iniciou oferta do educação anos iniciais e fundamental I. A instituição funciona desde 2021 somente 87 alunos.
“Baixa demanda e necessidade de ampliação do atendimento as indústrias e sociedade com SESI através de serviços de treinamentos de reciclagem nas áreas de saúde e segurança do trabalhador e qualidade de vida e o SENAI na formação profissional de trabalhadores. Não. Trata-se de uma decisão estratégica irreversível “informou a direção do SESI a nossa reportagem.
O SESI e SENAI irão realizar obras de melhoria na infraestrutura do imóvel e investimento em equipamentos, para construção de uma unidade integrada SESI e SENAI. Essa ação é necessária para entidade concentrar na nova estratégia, diante do cenário atual onde há projetos de expansão e investimento de grandes indústrias no município e região”, finalizou.