20 de julho de 2024 20:02

Curso para elaborar projetos é oferecido para associações de Ouro Preto

A capacitação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio, na próxima segunda-feira. A iniciativa é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto 

A equipe do Plano de Desenvolvimento da Economia Criativa de Ouro Preto, por meio do Laboratório de Economia Criativa da UFOP, vai oferecer gratuitamente na próxima terça-feira, 21 de maio, um curso de capacitação destinado aos integrantes de organizações da sociedade civil da cidade patrimônio mundial. O objetivo da ação educativa é capacitar gestores do terceiro setor na elaboração de projetos para submissão no Edital para seleção de propostas centradas na geração de renda por meio da aprovação de projetos de desenvolvimento econômico sustentável. 

A iniciativa contará com quatro encontros remotos e dois plantões presenciais que visam capacitar as organizações da sociedade civil para apresentarem projetos em conformidade com as diretrizes do Edital, publicado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia (SMDEIT) e pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES/OP). 

De acordo com a coordenadora do Laboratório de Economia Criativa  Alissandra Nazareth de Carvalho, professora do mestrado em Turismo e Patrimônio da UFOP, o objetivo da iniciativa é disponibilizar técnicas de elaboração de projetos para as instituições habilitadas a apresentarem propostas para serem submetidas no Edital. “Trata-se de uma ação que visa apoiar as instituições da sociedade civil de uma forma global. É algo necessário que pretende capacitar pessoas para garantir a viabilidade e a aprovação de projetos que não se restringem apenas a esse Edital”, explica  Alissandra.

Para Carolina Mendes, assessora do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto, a parceria entre a prefeitura e a UFOP é fundamental para ampliar a participação das associações que atuam no município. “O foco é o desenvolvimento econômico pautado na disponibilização de conhecimentos agregadores. Isso é muito importante porque muitas associações encontram dificuldades na elaboração de projetos. A ação facilita o entendimento do Edital e possibilita que os gestores do terceiro setor possam sanar dúvidas que vão gerar resultados para a comunidade”, defende Carolina.

As atividades em parceria têm como finalidade a construção de ações coordenadas, cooperadas e colaborativas. Os distritos de Ouro Preto, como São Bartolomeu, Rodrigo Silva, Amarantina e Santo Antônio do Leite contam com atividades que visam consolidar práticas para o desenvolvimento sustentável.  

 

A ação abrange o distrito de São Bartolomeu
A comunidade participa de ações edutivas em Rodrigo Silva
Pesquisadores da UFOP dialogam com a comunidade de Amarantina
Santo Antônio do Leite

Serviço:

Capacitação para elaboração e submissão de projetos no EDITAL  01/2024 (CONDES/SMDEIT) 

Cronograma das atividades: 

14/05 a 20/05 (período de inscrições)

21/05 – Capacitação sobre o Edital CONDES (online) 18h às 19h30min

22/05 – Capacitação sobre o CONDES (online) 18h às 19h30min

23/05 – Capacitação sobre construção do projeto (online)18h às 20h
24/05 – Capacitação sobre construção do projeto (online) 18h às 20h
28/05 – Plantão – Orientação dos projetos construídos (presencial) 18h às 20h

04/06 – Plantão – Orientação dos projetos construídos (presencial) 18h às 20h

 

Para se inscrever acesse: https://forms.gle/Z88QxPVwh2dtUnCU6

Confira também o EDITAL  01/2024 (CONDES/SMDEIT) no link: https://drive.google.com/file/d/1Ta4NnmJdM8_S1NLNqX2_0jfy_whGaI6B/view

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade