28 de março de 2024 08:38

O professor Éverlan Stutz é selecionado em concurso de poesia na Festa Literária de Sabará

O professor e poeta Éverlan Stutz foi selecionado no Concurso Pão e Poesia: Edição Comemorativa da Festa Literária de Sabará (FLIS).  Devido às medidas de isolamento social, o evento será realizado em formato virtual. A transmissão será via Youtube.com/Tapera68. A abertura será nesta sexta, 27 de agosto, às 17h, com o Projeto Pão e Poesia que traz poesias em embalagens de pão que serão distribuídas gratuitamente para as padarias de Sabará.

 A programação conta com narração de histórias, rodas de conversa, encontro com escritores, lançamento de projetos, shows musicais e a parceria com as editoras: Aletria, Arte Impressa, EIS, Quixote +Do, Impressões de Minas e Páginas Editora que estarão com descontos de livros durante a realização da FLIS.  

O projeto é patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura e Governo de Minas e conta com o apoio da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. O concurso é uma realização do Instituto Cultural Aníbal Machado – Borrachalioteca.  De acordo com o agitador cultural e mediador de leitura Túlio Damascena, o objetivo é valorizar a literatura contemporânea a partir da popularização da poesia com a impressão de poemas com ilustrações nas embalagens de pão. “Faremos quatro modelos para impressão das poesias selecionadas, com tiragem de 40 mil embalagens”, explica Túlio.

O concurso contou com 167 poesias inscritas. Participaram da seleção 59 municípios e 19 estados brasileiros. Nesta edição especial, os trinta poemas selecionados foram ilustrados por meio de uma oficina de ilustração que foi disponibilizada para os jovens da cidade.  O tema do Concurso Poesia e Pão foi escolhido a partir de uma célebre frase de Paulo Freire sobre o verbo esperançar e é uma homenagem ao centenário do patrono da educação brasileira que nasceu em Recife em 19 de setembro de 1921.

“Fiquei emocionado e grato com a seleção porque é necessário manter a esperança neste momento sombrio que vivenciamos.  É um projeto de interesse público que incentiva a leitura e difunde o trabalho de poetas e poetisas”, relata o professor Éverlan Stutz, autor do poema “Brincadeiras” que foi selecionado no concurso.  

Brincadeiras

uma criança riu dentro de mim

ela brincou de pique-esconde

e embarcou no bonde da fantasia

uma criança riu dentro de mim

e me confidenciou no telefone sem fio

a vida é uma dança de cadeiras

segue teu caminho com a esperança no amanhã

que há de ressurgir…

uma criança riu dentro de mim

A programação completa da VII Feira Literária de Sabará está disponível no site: https://www.borrachalioteca.com.br/flis

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade