28 de março de 2024 10:32

Rotary de Lafaiete inicia campanha de ajuda haitianos atingidos por tragédia

Vamos ajudar nossos irmãos do Haiti

Campanha para auxiliar os haitianos atingidos pelo FURACÃO e o CICLONE tropical “GRACE”, neste agosto de 2021, foi iniciada e administrada pelo Rotary Clube de Conselheiro Lafaiete.

A ação pioneira surgiu através do pedido de auxílio promovido pela jovem Dachena Bonelus, uma haitiana que morou em Conselheiro Lafaiete no ano rotário 2018-2019, por meio do intercâmbio de Jovens do Rotary International.

Dachena estudou um ano no Colégio Nossa Senhora do Nazaré e foi acolhida como uma filha por quatro famílias da cidade de acordo as regras do programa e atualmente mora em Porto Príncipe, capital do Haiti.

Segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, o país caribenho encontra-se em meio a uma crise humanitária crônica, provocada por uma conjunção de fatores como instabilidade política, violência e desastres naturais recorrentes. Somente nos últimos dez anos, o Haiti sofreu 20 grandes desastres naturais.

Além disso, o presidente do país, Jovenel Moïse, foi torturado e morto a tiros em sua casa na capital haitiana em 7 de julho. A situação no país é de tal gravidade, que muitos moradores tem receio até de sair de suas casas. C

O Rotary mantém contatos com Dachena Bonelus com uma certa frequência e a situação no país está muito ruim. Depois que o presidente foi assassinado piorou ainda mais. “A cidade está muito perigosa, depois que escurece nenhuma família não sai de casa com medo de uma espécie de milícia que tem lá agora”, conta o presidente da comissão de projetos humanitário do Rotary Clube de Conselheiro Lafaiete Jonas Enquadrasse de Oliveira.

“Dachena mora na cidade de Delmas, vive com mais três pessoas na casa, e apenas sua mãe (que cria a todos sozinha) trabalha. O emprego da mãe não é fixo, ela faz bicos, então não temos uma renda com a qual possamos contar. Para os jovens do país é muito difícil encontrar trabalho…”, prossegue Jonas. Mesmo com tantas dificuldades a jovem não só aprendeu a língua portuguesa, como também a cultura do “DAR DE SI, ANTES DE PENSAR EM SI”.

https://apoia.se/rotaryhaiti?fbclid=IwAR1rt1vvOY6r7AbikzEnA-CDEOi3utdQesZQI1cIPh4PI8-Q9E6ZByOAN4Y

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade