23 de abril de 2024 12:43

Enquanto Barbacena já recebe voos para Confins, aeroporto das Bandeirinhas está interditado

Há menos de 3 meses, foram anunciadas 9 novas rotas da empresa Itapemirim conectadas diretamente do aeroporto de Barbacena a Confins, em Belo Horizonte.
Além de Barbacena, o projeto inclui ainda Araxá, Capitólio, Diamantina, Governador Valadares, Montes Claros, São João Del Rei, Ubá e Varginha. Já na segunda fase, a programação de implementação é para as cidades de Brumadinho, Divinópolis e à região do Barreiro, em Belo Horizonte.

A previsão é de que os horários entre os ônibus e o terminal do aeroporto sejam sincronizados e as cidades serão interligadas por um único bilhete integrado, com direito a bagagens transladadas direto dos aviões para os ônibus. A empresa vai estudar a logística nas cidades para implementar o serviço.

Lafaiete

Já em Lafaiete a situação é inversa e o Aeroporto da Bandeirinhas, cuja classificação oficial é aeródromo, foi interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a partir de hoje (4) até até dia 4 de junho de 2022.

Com mais de 50 anos de criação, está abandonado há várias gestões e passa por sua pior crise estrutural. A pista está sem sinalização e tomada de buracos. Não há cercamento do aeroporto e sempre animais entram a pista. Outro problema é mato que invade a pista por falta de manutenção (roçar) nas áreas adjacentes.

Estado

A decisão não foi surpresa para o administrador há 35 anos do local, Francisco Resende Paula. Ele apontou que a situação do aeródromo depende de investimentos para melhorar sua infra-estrutura.

Segundo ele, um dos motivos da suspensão das atividade é a burocracia da prefeitura em assinar um convênio com o Estado e a Secretaria Nacional de Aviação Civil, que se arrasta desde final de 2016 em função do projeto “Plano de Zona de Proteção de Aeródromo (PZPA) que é exigido pela ANAC. Por este motivo, o Estado assinou o convênio com o Governo Federal repassando ao Município para sua concordância e assinatura.

Nota oficial

A Prefeitura emitiu uma nota oficial final da tarde de ontem (3). “Em decorrência das reportagens veiculadas na imprensa, o Município de Conselheiro Lafaiete, por meio da Procuradoria, informa que desde o ano de 2016, o delegatário do aeródromo público de Conselheiro Lafaiete é o Estado de Minas Gerais.

No ano passado, em decorrência da emissão de uma ordem de restrição de pousos e decolagens pela ANAC, o Município manifestou tanto à Seinfra, quanto à ANAC e à Secretaria de Aviação Civil, a intenção de assumir, diretamente com a União, por meio de Convênio, a exploração da estrutura.
Nesse sentido, no ano passado, por orientação da SEINFRA e da ANAC, o Município preencheu ficha de declaração das condições do aeródromo, mesmo não sendo o delegatário, enviando o documento ao Governo Federal, para que o aeródromo não fosse fechado.
Em recente fiscalização feita pela ANAC, foi expedido NOTAM, restringindo pousos e decolagens no aeroporto, em razão das condições da pista.
Desde então, o Município vem cobrando a formalização do convênio com a Secretaria de Aviação Civil, para que possa explorar o aeródromo e realizar as intervenções necessárias.
Após reiteradas cobranças, no último dia 30 de agosto, o Estado de Minas Gerais através da SEINFRA oficiou à Secretaria de Aviação Civil para que esta tomasse todas as medidas cabíveis para que o aeroporto possa ser explorado diretamente pelo Município de Conselheiro Lafaiete/MG, por meio de Termo de Convênio de Delegação a ser celebrado entre a SAC/MInfra e o Município.
Em seguida, o Município reiterou à Secretaria de Aviação Civil que o aeroporto é de importância estratégica para desenvolvimento econômico regional e não medirá esforços para que sejam retomadas as suas operações.
*NOTAM (notice to airman) é um documento que tem por finalidade divulgar, antecipadamente, toda informação aeronáutica que seja de interesse direto e imediato à segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade