19 de abril de 2024 18:19

Obras da nova Escola Meridional já começaram e Vale promete entregar construção ainda em dezembro

A mineradora Vale apresentou o projeto e planta da moderna escola Meridional, localizada no Morro da Mina em Lafaiete.

Os pais e a direção do educandário conheceram através de apresentação virtual os detalhes da construção de mais de 8 mil metros quadros. A escola atenderá cerca de 840 alunos com total infra estrutura, com acessibilidade, 20 salas de aulas, berçário, refeitório, 2 playground, parte administrativa, quadra poliesportiva com palco, cozinha, laboratório, biblioteca, enfermaria, etc.

As obras

As obras da nova escola iniciaram com a limpeza do terreno. Pelo cronograma apresentado, em dezembro de 2022 a obra será entregue a comunidade.

O caso

Em 9 de março do ano passado, as aulas da Escola Municipal Meridional foram suspensas. A interrupção se deveu à estabilidade de uma pilha de estéril (rejeitos) de uma mina de manganês da Vale que fica atrás da instituição.

À época, através de um acordo, a empresa se comprometeu a construção de novo prédio e alocou os alunos na unidade da Unipac Lafaiete.

Os instrumentos de aferição de estabilidade da pilha de estéril de Morro da Mina, operação de manganês da Vale em Conselheiro Lafaiete, continuam funcionando normalmente, com controle diário, e não mostram alterações, mesmo com as intensas chuvas dos últimos meses.

“No entanto, a última avaliação técnica da seção voltada para a escola, cuja deposição de estéril foi encerrada no final da década de 70, não alcançou os valores esperados. Empresas especializadas já foram contratadas pela Vale para efetuar a reavaliação.

Nem essa pilha nem as demais existentes no Morro da Mina possuem qualquer interface com casas ou outras unidades habitacionais do entorno. É importante destacar que a pilha de estéril é uma estrutura sólida, formada por blocos de pedras e revegetada, cujo risco associado é o de eventuais deslizamentos e quedas de árvores”, disse em nota a Vale à época.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade