20 de abril de 2024 08:00

Vallourec celebra 10 anos de inauguração da unidade Jeceaba

Considerada uma das mais modernas usinas de tubos de aço sem costura do mundo, siderúrgica é responsável pela geração de milhares de empregos e, há uma década, fortalece o desenvolvimento socioeconômico de Jeceaba e região

Localização privilegiada, com acesso facilitado por rodovias e ferrovias aos portos do Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e Vitória (ES), e proximidade com as principais subsidiárias da Vallourec para matéria-prima. Esses foram aspectos que levaram à escolha de Jeceaba/MG para sediar a implementação de uma das mais modernas siderúrgicas do mercado global em termos de produção de tubos de aço sem costura para o setor de petróleo e gás. A instalação da Vallourec Soluções Tubulares do Brasil (VSB) unidade Jeceaba, que completa dez anos de inauguração neste mês de setembro, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento regional e representou um grande avanço para o setor industrial brasileiro.

“Ao longo destes dez anos, aprendemos muito com os nossos colaboradores, familiares, parceiros e com a comunidade. Tendo o diálogo como aliado, as pessoas compartilharam conosco seus costumes, anseios e riquezas, nos recebendo de braços abertos e, com disposição e confiança nós erguemos, juntos, a nossa usina. Em contrapartida, trouxemos novas perspectivas de vida para a região. Com o empreendimento, vieram investimentos, empregos e desenvolvimento sustentável. Podemos dizer que a unidade Jeceaba instituiu uma era de inovação e vanguarda para a indústria do estado de Minas Gerais. Nesse sentido, preparamos o nosso time de engenheiros e técnicos, que eram preponderantemente do estado, para o uso dessa tecnologia de ponta utilizada na unidade. Hoje esses profissionais são protagonistas na transformação digital de todo o Grupo Vallourec, inclusive na Europa, China e nos Estados Unidos”, destaca o Vice Presidente Sênior América do Sul da Vallourec, Alexandre Lyra.

História

Em 7 julho de 2007, uma cerimônia marcou o início da construção da usina, com o lançamento da Pedra Fundamental. Foram quatro anos de trabalho, que resultaram na geração de mais de 11 mil empregos no pico das obras.

A inauguração da VSB – que, na época, se chamava Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil e era fruto de uma parceria entre o grupo francês Vallourec e o japonês Sumitomo Metals – foi fortemente aguardada e divulgada. O evento ocorreu em 1º de setembro de 2011 e reuniu empregados, dirigentes dos grupos Vallourec e Sumitomo, autoridades, além de representantes da comunidade local.

Desenvolvimento sustentável

Desde o início, a VSB buscou realizar ações baseadas no desenvolvimento sustentável, monitorando os possíveis impactos ambientais de sua instalação e atenta às obrigações ambientais exigidas pelos órgãos reguladores. E, para reforçar os princípios de ética, justiça, valorização da vida, bem-estar coletivo, respeito às pessoas, diálogo e comprometimento, a empresa criou, em 2009, um Programa de Educação Ambiental (PEA) fortalecendo estes valores, que podem ser claramente observados na relação da VSB com as comunidades onde atua.

A criação do Centro de Referência em Revegetação da Mata Atlântica em Jeceaba também foi um avanço no contexto ambiental. A iniciativa, inédita no país, recompõe uma área de 660 hectares de espécies nativas. O Centro monitora o desenvolvimento das mudas plantadas, qualificando periodicamente a evolução da biodiversidade da fauna e da flora, além da biomassa e do carbono estocado.

Com a comunidade, além do foco na contratação da mão de obra local e na capacitação profissional dos moradores, a VSB trabalha para o desenvolvimento das cidades, por meio de acordos assinados com os órgãos públicos relativos ao meio ambiente, à saúde e à segurança. “Acreditamos que o desenvolvimento sustentável é um pilar indispensável para a geração de valor para a Vallourec, e, também, para toda a sociedade”, pontua Alexandre Lyra.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade