28 de março de 2024 07:23

Variante delta acelera e deve se tornar predominante em MG em três semanas

A principal cepa do coronavírus presente no Estado ainda é a gama, segundo o secretário de Saúde, Fábio Bacheretti

A variante delta do coronavírus se prolifera de maneira acelerada e tende a se tornar predominante em Minas Gerais dentro de três semanas, segundo o secretário de Saúde do Estado, Fábio Bacheretti. O médico concedeu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (14) para atualizar as informações sobre a pandemia. 

O chefe da pasta afirmou que a principal cepa responsável pelas infecções em Minas, no momento, é a variante Gama, mas a delta tem alto ritmo de crescimento.

“Se manter esse quadro, é questão de poucos meses a delta ultrapassar a Gama. A cada semana a gente quase dobra os casos de delta. Se mantiver assim, questão de três semanas para ultrapassar. Até porque ela está muito concentrada na Zona da Mata, próxima ao Rio, e em Belo Horizonte. Lembrando que a Delta tem uma concorrente muito forte, que é a Gama”, explica. 

Já a variante mu está começando a se proliferar em território mineiro, tendo sido identificada em sete amostras analisadas em laboratório pela Secretaria de Estado de Saúde. Bacheretti explica que essa cepa preocupa menos em relação à delta. 

“A variante Mu tem uma mutação menos importante que a Delta. Tem uma mutação conhecida, que aumenta o nível de transmissibilidade, mas a Delta é a variante que mais nos preocupa”, diz. 

FONTE O TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade