25 de abril de 2024 06:14

Glaycon Franco exalta preservação do meio ambiente com revitalização do IEF em Lafaiete

Na semana em que celebramos o Dia da Árvore (21/09) e vimos ações de conscientização e preservação do meio ambiente sendo realizadas junto aos lafaietenses, pudemos celebrar também outra grande conquista em nosso município: a reinauguração da sede do Núcleo de Apoio Regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF), ocorrida na última quarta-feira, 22. Tal iniciativa fez parte da programação da Semana Florestal 2021, realizada pelo órgão estadual.

Para o deputado estadual Glaycon Franco, o investimento realizado em Lafaiete reforça sua importância para a região. “Dentro da programação do IEF foi elencado um evento de inauguração e, este, em Lafaiete. Além da melhoria na infraestrutura feita pelo IEF, o município ganha também a revitalização do viveiro, com capacidade de produzir milhares de mudas de diversas espécies. Estamos falando novos projetos de reflorestamento que, futuramente, estarão em execução. Estamos falando dos cuidados com o meio ambiente, nossas matas e florestas”, destacou o deputado estadual.

Quem marcou presença na solenidade foi a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, que destacou a importância das parcerias para que boas ideias se transformem em ações exitosas. “As parcerias por meio de compensações ambientais tem evoluído em Minas Gerais, com empresários mais conscientes da importância de atuarem de forma correta e com responsabilidade socioambiental. Aqui, celebramos a revitalização da nossa unidade, com a reinauguração do nosso núcleo e oferecendo uma estrutura mais moderna, melhores condições para nossos técnicos de trabalho. Revitalizamos nosso viveiro, que passa a ter uma capacidade de produzir 600.000 mudas/ano. Tudo isso propiciará a execução de projetos efetivos de restauração florestal na região e preservação ambiental”, afirmou.

Glaycon Franco (deputado estadual (PV/MG)

Saúde – Outro destaque relevante para o município foi a visita do secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti e equipe técnica para falar sobre as obras do Hospital Regional. De acordo com o secretário, Conselheiro Lafaiete repassará para o estado o terreno e as instalações existentes para que o governo estadual faça a conclusão das obras. Para o deputado Glaycon Franco, a pandemia mostrou ao mundo e, principalmente, ao Brasil, a importância de se investir mais em Saúde.

“A pandemia foi um triste, mas real exemplo das deficiências que ainda enfrentamos na Saúde. Está aí nosso Hospital Regional, com nossos esforços para que fosse contemplado com os recursos da Vale e, felizmente, a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado entenderam a importância da conclusão dessa obra. Não podemos mais sair de Lafaiete para atendimentos de média e alta complexidade em outras cidades. Falo como parlamentar e médico, que atua nessa área há muitos anos em nossa região”, pontuou o deputado estadual.

Em julho deste ano, a ALMG aprovou o projeto de lei que autoriza o uso de R$ 11,06 bilhões provenientes do acordo firmado entre o estado e a mineradora Vale como reparação pela tragédia em Brumadinho. Parte deste recurso será para a conclusão de hospitais regionais, inclusive o de Lafaiete. À época, o deputado Agostinho Patrus (PV), que preside a Casa Legislativa, declarou reconhecer a luta do deputado Glaycon Franco para inclusão do hospital regional de Lafaiete entre os que receberão recursos para conclusão da obra.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade