28 de março de 2024 12:01

Secretário de Educação fala da expectativa positiva da volta às aulas amanhã (27) em Lafaiete

Amanhã (18), depois de 18 meses, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) retoma de forma gradual às aulas em formato presencial para os alunos dos 1º e 2º períodos da Educação Infantil. O formato híbrido continuará a ser ofertado para todas as séries, pois o retorno é facultativo.

As escolas seguirão o planejamento pedagógico de rodízios com escalonamento das turmas seguindo protocolo sanitário atual. Para os alunos que não optarem pelo retorno presencial agora a oferta do ensino remoto será mantida. Os diretores escolares receberão da SEMED orientações sobre a organização de aulas no modelo híbrido de ensino.

O Secretário Municipal de Educação, Prof. Albano Tibúrcio, reforçou a importância do retorno escalonado das aulas presenciais e salientou a queda dos índices de contaminação. “A educação tem sua dimensão social na formação dos alunos e isso ficou evidenciando nesta pandemia. Estamos em um momento favorável de volta às aulas com segurança”, frisou. Neste contexto, há estudantes que estão pisando pela primeira vez em uma sala de aula.

Ele contou que nem todas as escolas serão reabertas, pois algumas unidades estão sendo adequadas. Albano assegurou que ao longo de 2021 diversos prédios passaram por intervenções antevendo a possibilidade de retornos dos alunos. Informou também que as 42 escolas passarão por uma reforma geral em sua estrutura física. “Cabe ressaltar que o aval para abertura das escolas será do departamento de vigilância sanitária do município”, disse

“As escolas estão se preparando da melhor maneira para receber seus alunos com total segurança sanitária, como também os servidores. É um momento de profunda alegria e de valorização da educação como instrumento de transformação e mudanças”, salientou.

Ele acentuou que o retorno é gradativo e será um momento de aprendizado para todos os envolvidos e uma nova convivência tanto escolar como social. “Orientamos aos pais que optarem pelo retorno presencial que contactem as respectivas escolas para mais informações. Esperamos que este retorno, tão aguardado pela comunidade escolar, transcorra em um ambiente saudável, de acolhida, com confiança e segurança, e motivados com boas expectativas para todos. Lembrando sempre da importância e necessidade do uso correto e constante da máscara em todos os setores das escolas, higienização das mãos e distanciamento social”, finalizou.

Confira o cronograma

27/09/2021 – Retorno com 1º e 2º períodos da Educação Infantil

04/10/2021 – Retorno com o 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental e Creches

25/10/2021 – Retorno com 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA

Observação: este cronograma poderá ser alterado caso haja mudança nos indicadores epidemiológicos do COVID 19 no Município.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade