29 de março de 2024 06:43

Conheça como é o ingresso na ACLCL e o funcionamento da entidade

A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette publicou um edital para a ocupação de cadeira vaga na entidade devido ao falecimento do imortal Nízio de Castro ocorrido em 16 de novembro de 2018, em Belo Horizonte. O presidente da entidade, o acadêmico Moises Mota da Silva, informou os trâmites necessários para os interessados concorrerem a tão importante cargo na ACLCL – entidade que congrega os imortais da cidade e que completou 28 anos de fundação neste 2021.

“A vida acadêmica é verdadeiramente gratificante. A imponência da pelerine confere ao confrade e à confreira um elevado status de intelectualidade. Atrelada às habilidades pessoais, essa posição contribui muito para as letras, a cultura e a arte da nossa cidade. Mas junto dessa virtuosa realidade temos responsabilidades também grandiosas”, frisou o jornalista que está no segundo mandato à frente da entidade.

A documentação recebida pela entidade é avaliada previamente por uma comissão que vai analisar se o material atende aos requisitos descritos no edital. Estando tudo conforme, o processo segue para apreciação dos membros efetivos durante a assembleia-geral ordinária. Os votos são secretos e incinerados após a contagem. A posse ocorre em Sessão Solene em que o eleito é recebido por um de seus pares. “É um momento emocionante em que nos é entregue a pelerine. Junto dela vem uma gama de responsabilidades. Somos coroados como imortais”, explica o presidente.

Os objetivos da Academia são muito claros: promover e difundir as ciências e as letras e organizar reuniões, eventos, estudos e pesquisas nessas áreas. Também faz parte das atribuições da Academia promover cursos e concursos científicos e literários e realizar edições com prioridade para trabalhos acadêmicos. A entidade trabalha sempre para manter um intercâmbio com entidades congêneres e permanecer em estreito contato com entidades culturais, educacionais e a sociedade. Dessa forma, a ACLCL incentiva o bom uso e o aperfeiçoamento da língua portuguesa e difunde as ciências e as letras. Dentre os instrumentos usados pela Academia para promover a participação dos interessados estão ações criadas para interagir com os cidadãos lafaietenses, instituindo e concedendo ou exercendo a chancelaria de prêmios, comendas, insígnias e similares, sempre observando a ordem por mérito dos participantes. De acordo com os princípios que norteiam a conduta dos acadêmicos e desta entidade, é vedado o posicionamento sobre questões raciais, de gênero, político-partidárias e religiosas em nome da Academia.

Como prevê o Regimento Interno, os acadêmicos efetivos ocupam as 40 cadeiras simbólicas que compõem a ACLCL. Eles estão sujeitos às regras contidas no regimento e cada um deve cumprir as obrigações previstas nesse documento para se manter como integrante da entidade. Ao cumprir as responsabilidades confiadas ao acadêmico, a cadeira somente fica vaga se ocorrer o falecimento do seu ocupante ou caso o acadêmico decida pedir o seu desligamento.

De acordo com o art. 12 do Regimento Interno, os Acadêmicos Efetivos devem dar uma contribuição financeira à entidade por meio do pagamento de uma joia com valor corresponde a 10% do salário-mínimo vigente, além de contribuir mensalmente com 5% do salário-mínimo.

O regimento também traz os critérios para a participação dos acadêmicos nas sessões da Casa. Os membros efetivos devem participar de, pelo menos, 50% das sessões da ACLCL ao longo de 12 meses. As ausências e o descumprimento dos demais preceitos do Regimento Interno podem levar o membro efetivo a ser notificado para se justificar. Ao apresentar uma justificativa plausível e por escrito, o acadêmico evita o seu desligamento dos quadros da entidade.

Assim se organiza uma das mais conceituadas entidades da nossa cidade. A Academia se posiciona como uma casa do saber composta por intelectuais e artistas que respeitam as tradições e promovem a construção de dias melhores para a sociedade. E como cantou o fundador Alberto Libânio Rodrigues em seu épico Queluzíadas:

Mil novecentos e noventa e três
Assinalou um marco na cultura:
A Academia em primeira vez
Se reuniu na busca já futura,
De um porvir mais feliz e bem risonho,
Na realização de um grande sonho,
Com incentivo às Letras e às Artes,
Preservação da História e de debates.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade