20 de abril de 2024 12:49

Boa notícia: abandonada há mais de uma década, estação ferroviária de Buarque será restaurada

Uma grande notícia para a preservação cultural de Lafaiete. A Gerdau vai financiar o projeto de restauro e reforma da Estação de Buarque de Macedo, nome dado em homenagem ao ministro de Obras Públicas em 1881, e inaugurada em 1893.

O patrimônio histórico ficou abandonado por mais de uma década como também a memória de passado da cidade que cresceu e desenvolveu graças a ferrovia abrindo as portas do mundo ao incipiente Município de Queluz de Minas, no século XIX.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Geraldo Lafayette, o projeto vem desde 2015 para captação de recursos, mas somente neste ano foi aprovado junto as leis de incentivo à cultura, do Governo Federal, através da Associação de Movimentos Artísticos (ASMAD), com sede em Santos Dumont (MG).

Agora a Gerdau vai financiar a restauração no valor de R$835 mil, mas ainda depende homologação final do projeto junto ao IPHAN (Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

SONY DSC

Segundo informações, a Gerdau já depositou o recursos integral do aporte ao financiamento da obra. “Estamos acompanhando de perto o processo junto ao IPHAN. A obra não passa por licitação na prefeitura. Seremos apenas os responsáveis pelo acompanhamento das obras. Recurso virá por meio da entidade para este fim, através de indicação do Ministério Público já que ela tem expertise em recuperação de estações em Minas, a exemplo de Santos Dumont”, assinalou Lafayette.

Pelo projeto elaborado pela Prefeitura, assim que for restaurada, a estação funcionará como um centro comunitário destinado a eventos, reuniões, oficiais, ações e programas sociais e culturais. Haverá um placo para apresentações artísticas.

Por outro lado, a prefeitura vai promover uma intervenção da praça ao lado da estação transformando em um espaço multimeio e convivência da comunidade.
Lafaiete luta para a captação de recursos para reforma e restauração da histórica Igreja de Santo Antônio e da Casa de Hóspedes, localizada no Santa Matilde.

Leia mais

Em ruínas, Estação Ferroviária de Buarque de Macedo conta com a sorte para permanecer em pé

Estação ferroviária será patrimônio nacional; ex prefeito Vicente Faria propõe estátua ao Promotor Glauco Peregrino por sua luta pela preservação pela cultura

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade