20 de abril de 2024 13:04

Solidariedade, resistência e engajamento: Dona Jandira faz apresentação e emociona o público em BH

De Itatiaia, em Ouro Branco, dona de uma voz poderosa e singular, a cantora encontra tempo e disposição para contribuir em causas sociais e cedeu o cachê para ajudar nas atividades da Fio de Luz, uma organização não-governamental que fabrica perucas para doação a pacientes em tratamento de câncer


Aos 82 anos, a cantora e violonista Dona Jandira encontra forças para lutar em tempos pandêmicos e mostra o melhor de sua arte, permeada pela vontade de resistir a uma crise sanitária que afetou diretamente a classe artística.  Cidadã honorária de Belo Horizonte, cidade que a acolheu desde que despontou como um nome expressivo do samba mineiro, Dona Jandira cantou e encantou o público na apresentação realizada na última quinta-feira, 7 de outubro, no espaço Cantin Noir. A cantora morou no distrito de Itatiaia, em Ouro Branco, e é uma das fundadoras da Associação Cultural Os Bem-te-vis. Protagonista de sua história, com uma voz poderosa e singular, a cantora encontra tempo e disposição para contribuir em causas sociais. Dona Jandira cedeu o cachê para ajudar nas atividades da Fio de Luz, uma organização não-governamental que fabrica perucas para doação a pacientes em tratamento de câncer.

Para o presidente da Fio de Luz, Edimilson Marques, a disponibilidade de artistas como Dona Jandira faz a diferença. “Ela conheceu nosso trabalho e quis nos ajudar, o nome disso é amor, amor ao próximo e respeito a dor das pessoas que sofrem com os danos causados pelo câncer”, relata Marques.  A produção ficou a cargo da Esperanza Tour e Eventos, uma empresa que desenvolve projetos sociais em Belo Horizonte e em outros municípios mineiros. De acordo com diretor da empresa Marco Haddad, o engajamento de Dona Jandira contribui para ampliar a visibilidade da campanha Outubro Rosa. “Promover o diálogo e a conscientização pela música é essencial no contexto que estamos vivenciando. As experiências vividas em momentos de lazer possuem uma grande aproximação entre as pessoas”, explica Marco.    

O turismólogo e ferroviário aposentado Eduardo Alves acompanha o trabalho de Dona Jandira há seis anos e, desde então, tornou-se fã e amigo da artista. “Ela tem uma voz particular, me lembra as cantoras do rádio. Fui em Itatiaia conhecer o trabalho social dela e fiquei emocionado. Mesmo com toda dificuldade enfrentada pelos artistas na pandemia, ela fez a doação do cachê para uma causa social nobre”, diz Eduardo.  

O produtor cultural e jornalista Júlio Anastácio conheceu Dona Jandira cantando na noite da capital e destaca a representatividade da cantora. “Ela conquistou os artistas das montanhas, dividindo o palco com muitos deles. Dona Jandira é uma figura marcante, uma mulher negra, nordestina, que foi consagrada depois dos sessenta anos e continua firme em seu propósito artístico”, argumenta Anastácio.

Dona Jandira destacou a importância da contribuição de todos com a campanha Outubro Rosa. “Temos que resistir à realidade atual que anda muito conturbada. Colaboro com trabalhos sociais há muito tempo e, neste momento, a solidariedade passa a ser essencial. Agradeço aos músicos que me acompanham e ao público pelo carinho e receptividade”.    

Fotos: Michele Mavise

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade