26 de abril de 2024 18:46

Santa Casa de Barbacena inaugura serviço gratuito de emissão de certidão de nascimento

Foi inaugurado hoje (22), na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena um convênio para que mamães e papais que tenham seus bebês na Santa Casa já saiam da maternidade com a certidão de nascimento e mãos. O convênio é uma parceria com o Cartório do 1º Registro Civil das Pessoas Naturais de Barbacena e o serviço será totalmente gratuito. 

Marcilene Dornelas, Diretora Assistencial da Santa Casa, falou sobre a importância de ter a unidade acessível a todos os pais. “Em alguns casos, os pais e mães ficavam por dias e meses, então a iniciativa vai facilitar esse registro rápido e de maneira eficiente. Nós, enquanto Santa Casa, nos sentimos honrados com essa parceria e estamos aqui para contribuir para a cidade e para o paciente.”

Aline Assis, que faz parte do 1º Registro Civil das Pessoas Naturais de Barbacena, conta que a iniciativa trará mais conforto aos pais e ainda vai ajudar na erradicação do sub-registro. 

Quem também esteve presente na solenidade e falou desta grande conquista foi o diretor da Santa Casa, Flávio Maluf. “Hoje foi um dia muito importante na história da Santa Casa. Aqui, nascem cerca de 260 crianças por mês, então com essa iniciativa os pais poderão sair daqui já com a certidão de nascimento e CPF das crianças. Esse passo vai trazer para toda a sociedade a diminuição da discrepância, porque, muitas vezes, as crianças moram longe e os pais só registram em um segundo momento”, falou. 

Com um sistema interligado ao cartório via internet, a impressão da certidão de nascimento ocorre no próprio hospital em, no máximo, 20 minutos. Este serviço estará à disposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, na Unidade de Apoio ao Paciente da Santa Casa (UAP).

FONTE BARBACENA TEM

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade