28 de abril de 2024 15:29

Ao menos 25 criminosos morrem em ação da PRF e PM

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), detalhou na manhã deste domingo (31) a operação que terminou com 25 bandidos, ligados ao ‘novo cangaço’, mortos, em Varginha, no Sul de Minas. O caso, já considerado uma das maiores ações contra quadrilhas de roubo a banco no país.

Foto: Divulgação/PMMG

A PRF confirmou que 25 bandidos morreram. A operação conjunta com a Polícia Militar (PM) ocorreu em duas chácaras da região.  “Na primeira abordagem os criminosos que atacaram os policiais os PRFs e PMs e foram mortos em confronto, totalizando 18 mortes, sendo recuperados 10 fuzis, além de outras armas,  munições, granadas, coletes, miguelitos (sendo levantando neste momento o arsenal) e dez veículos roubados”, informa nota do conjunta do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da PRF.  Parte da quadrilha estava em outro sítio, onde mais sete criminosos foram mortos após intensa troca de tiros. Três metralhadoras ponto 50, que derrubam até aeronaves, foram apreendidas.

Bandidos tinham até metralhadora ponto 50

O que é novo cangaço?

Usada para designar quadrilhas especializadas em grandes assaltos a bancos, a expressão “novo cangaço” foi cunhada há cerca de três décadas no Brasil. Bandos são responsáveis por crimes de grande repercussão, como o assalto à unidade do Banco do Brasil em Araçatuba, em São Paulo, onde os suspeitos pretendiam R$ 90 milhões e impactaram o país com imagens de populares usados como escudos-humanos.

Em Minas Gerais, bem como em outras regiões do país, os suspeitos não chegam às cidades sem estar munidos com forte armamento – como metralhadoras de alto calibre capazes de derrubar aeronaves, fuzis e pistolas; alguns utilizam também carros blindados, e coletes balísticos são itens indispensáveis para esses criminosos. As ações do novo cangaço são marcadas por extrema violência.

Fonte: Itatiaia

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade