×

Imponência e beleza: Igreja barroca da região está em fase final de restauração

Uma das igrejas mais imponentes da nossa região está em fase final de restauração. Com recursos oriundos da comunidade, de benfeitores, da Associação do Museu, Prefeitura Municipal e Governo de Minas, a igreja de São Gonçalo do Amarante, em Catas Altas da Noruega, foi reformada por fora e está passando por um detalhado trabalho de restauração dos elementos artísticos interiores, o qual está devolvendo as cores originais do templo, considerado uma das sete maravilhas religiosas do Vale do Piranga. Originalidade, autenticidade, austeridade e sobriedade são as marcas principais desse belíssimo projeto que privilegiou o respeito às características originais do templo religioso centenário. A igreja foi edificada por volta de 1727.

É um exemplar de traços estilísticos inspirados na primitiva arquitetura dos jesuítas. A edificação preservou as características das capelas coloniais da primeira metade do século XVIII. A portada foi trabalhada em pedra-sabão. No seu interior, um altar-mor, quatro altares laterais e duas capelas internas completam a decoração. Chamam a atenção o arco cruzeiro, os púlpitos e o talhamento do altar mor. É um prédio preservado em suas características originais, contando-nos muito sobre os processos construtivos e artísticos das Minas setecentistas.

Seu estilo de construção é barroco da primeira fase. Outras igrejas da nossa região como a do Bom Jesus de Bacalhau e de Nossa Senhora do Rosário, em Piranga, e a de Santo Antônio, em Itaverava, também integram a lista dos bens arquitetônicos religiosos mais importantes do nosso Vale. E, atualmente, aguardam iniciativas para viabilizar a minuciosa restauração dos seus interiores artísticos, a exemplo do que vem sendo feito nas Catas Altas da Noruega.
Igreja de São Gonçalo do Amarante.

Créditos: José Guilherme Wasner Machado. TEXTO Patrício Guara Drone

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp