28 de março de 2024 18:29

Inscritos no Auxílio Brasil vão receber 13° salário que era do Bolsa Família

Auxílio Brasil tem décimo terceiro salário confirmado. Na última quarta-feira (17), o governo federal deu início ao pagamento do benefício para os milhares de brasileiros em situação de vulnerabilidade. Em substituição ao Bolsa Família, o programa terá a concessão de um abono natalino em regiões específicas do país.

Considerado o novo projeto social do governo federal, o Auxílio Brasil teve seu pagamento iniciado. Cada segurado tem direito a receber uma mensalidade em torno de R$ 217, segundo as regras do ministério da cidadania.

No entanto, excepcionalmente em Pernambuco foi confirmada a concessão de um décimo terceiro salário.

Auxílio Brasil ganha salário extra

Proposta como uma medida do governo do estado de Pernambuco, o 13º salário do Auxílio Brasil será pago para os beneficiários vulneráveis. Para ter acesso é preciso estar vinculado ao programa e atender as regras abaixo.

Inscritos no Auxílio Brasil vão receber 13° salário que era do Bolsa Família (Imagem: FDR)
Inscritos no Auxílio Brasil vão receber 13° salário que era do Bolsa Família (Imagem: FDR)

De acordo com o governo, o cidadão precisa estar registrado na folha de pagamento do Bolsa Família em 2021, tendo recebido ao menos 6 mensalidades do projeto. Além disso, é preciso não ter renda fixa declarada e não ser contemplado de demais abonos.

No caso dos beneficiários recém inscritos mediante a transição do Bolsa Família para o Auxílio Brasil, o pagamento do abono natalino só será concedido mediante o cumprimento da carência de seis meses de vinculação.

Por fim, o governo estadual exige que os beneficiários estejam com os dados atualizados no Cadastro Único, conforme exigências da gestão federal.

Calendário de pagamento do 13º salário do Auxílio Brasil em Pernambuco

  • Fevereiro de 2022 – recebem nascidos entre janeiro, fevereiro, março e abril
  • Março de 2022 – quem aniversaria entre os meses maio, junho, julho e agosto
  • Abril de 2021– pessoas que fazem aniversário em setembro, outubro, novembro e dezembro

Regras do Auxílio Brasil

  • Crianças e adolescentes com idade escolar (entre 6 e 15 anos) devem ter, no mínimo, 85% de presença nas aulas;
  • Os jovens entre 16 e 17 anos, a frequência mínima exigida é de 75%;
  • Crianças menores de 7 anos precisam estar com as vacinas em dia e devem comparecer ao posto de saúde para realizar o monitoramento e o acompanhamento do crescimento;
  • Gestantes devem comparecer às consultas de pré-natal e participar de atividades educativas ofertadas pelo Ministério da Saúde sobre aleitamento materno e alimentação saudável;
  • Acompanhamento de saúde das mulheres que possuem 14 a 44 anos de idade.

FONTE FDR

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade