24 de abril de 2024 10:59

Congonhas, MG – IHGC dá posse a membros na Câmara Municipal

Tarcísio Martins

Composição da Mesa, a partir da esquerda: Presidente da Câmara Municipal de Congonhas, Hemerson Ronan Inácio; Presidente da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete, Moises Mota; Presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Congonhas, Geralda Moreira; Prefeito de Congonhas, Claudio Antônio de Souza; Presidente do IHGC, André Candreva; Vice-presidente do IHGC, Hugo Castellani Cordeiro; Representante do IHGMG, Ozório Couto.

Em noite de aniversário, um ano de fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas (IHGC), 25/11/2021, a instituição deu posse aos membros efetivos e correspondentes, na Casa Legislativa local. A cerimônia foi organizada pelo presidente, André Candreva, e pelos oito membros fundadores. Participaram familiares e pessoas ilustres que desenvolvem ações para com as artes, literatura, pesquisas, ciência, meio ambiente, história, manifestações sociais e culturais do Alto Vale do Paraopeba.  

Tarcísio Martins

Em 25 de novembro de 2020, oito amigos reuniram-se na residência de Maria da Paz, em Alto Maranhão. O encontro discutiu e formatou a criação do IHGC. Presentes naquele momento compõem a foto de posse; a partir da esquerda: Hugo Cordeiro, Sandoval Souza, Antônio Vieira, Domingos Costa, André Candreva, Paulo Henrique, Maria da Paz e Breno Booz.

Orador destacou patrono Helio Armond Werneck Côrtes

O professor Antônio Vicente Viera, orador pelo IHGC, destacou o momento histórico da fundação do Instituto, para traçar e discutir os objetivos, registrados em estatuto desde 18/02/2021.  Homenageou o professor e desembargador Dr. Helio Armond Werneck Côrtes (1916 – 1991), patrono do IHGC. – “Porque o seu nome como patrono: uma das principais missões do nosso Instituto é revelar aos congonhenses fragmentos desconhecidos de nossa história. Figuras como Dom Silvério, Conego Luiz Vieira da Silva o Inconfidente, Zé Arigó são bastante conhecidas e já homenageadas. Assim, o nome do patrono se justifica. Nessa oportunidade, homenageamos também o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais;” enfatizou professor Vieira.

Acervo IHGC.

O Momento de criação do Instituto. Nomes dos idealizadores foram cravados na pedra fundamental, que durante a posse, foi conduzida à Mesa, por Maria da Paz.

Homenagem a Luiz Carlos Abritta

Membro representante do IHGMG, escritor Ozório Couto agradeceu a homenagem e destacou: – “É uma honra participar desse momento histórico, aplaudir vocês, e levar esse testemunho para a nossa história. Estar na terra de vocês, Patrimônio da Humanidade, é fantástico!” Ozório finalizou com emocionante louvor a Luiz Carlos Abritta, falecido em 18 de novembro, aos 86 anos, em Belo Horizonte. Abritta que presidia o IHGMG, desde 2019, recebeu calorosa salva de palmas.

“Momento sublime”, disse Candreva

A programação foi aberta com a execução dos Hinos Nacional e de Congonhas, interpretados pela cantora lírica e soprano Carmem Célia Gomes e pelo pianista Adriano Maia. Seguindo-se, foram empossados os membros, profissionais das diversas áreas do conhecimento, atuantes, e com efetivos trabalhos desenvolvidos em suas cidades. Ao presidente André Candreva coube a honra de fechar o evento, o qual considerou como “sublime para nossas vidas”. Candreva agradeceu a bravura de Paulo Henrique Lima, quem idealizou e plantou a semente, para a realidade que se vivência. – “Nesse primeiro momento do IHGC, fui o escolhido para dar vazão à instituição. Sinto-me honrado para levar adiante esse ideal, compartilhando nosso saber, nossas pesquisas e nossa memória.” Candreva agradeceu ao apoio da Câmara Municipal para com a realização do evento, e expressou sua gratidão aos oito membros fundadores, que se encontraram em 25/11/2020, na casa da Confreira Maria da Paz, no Alto Maranhão. Um Café Colonial brindou aos participantes!

Acervo IHGC

Membros do IHGC festejaram e exibiram a bandeira, durante o Café Colonial.

Tarcísio Martins, jornalista e ambientalista

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade