27 de abril de 2024 02:24

Quilombo do Mato Dentro em festa neste domingo

A comunidade do Mato Dentro, reconhecida pelo Estado de Minas Gerais  como o Quilombo de Conselheiro Lafaiete estará em festa no domingo 12 de dezembro.  Em uma das primeiras iniciativas realizadas na Comunidade, através da Lei Aldir Blanc nos últimos meses foram desenvolvidas três oficinas com os moradores o que motivou uma grande celebração de encerramento.

A iniciativa contou com apoio do Instituto Meraki através da sua consultora Marluce Albino e parceria com o Grupo Arerê, Coletivo Alforria, Grupo Afro Aktundê e as Secretarias de Cultura, Educação e Esportes do Município.

Os cursos foram dados na sede da Escola Municipal Espiridião Pereira e abordaram temas que buscam a identidade das participantes com o Quilombo e o resgate de tradições afro brasileiras, tão ricas à nossa cultura. Da culinária própria da terra, passando pela tradição de chás, plantas medicinais chegando ao trato da estima, através da descoberta da beleza oculta em cada um, as professoras Lena, Tita e Eva proporcionaram momentos às alunas, nunca antes experimentado.  As aulas e os seus resultados serão sentidos por muito tempo e representam um novo olhar para o Quilombo de Conselheiro Lafaiete, que certamente muito tem para nos apresentar e oferecer.

Por isto, fica o convite: O domingo (12)  de festa, será um marco nestas iniciativas que farão com que a Cidade conheça o Mato Dentro, conheça o seu Quilombo. As comemorações terão início às 15 h com diplomação dos participantes nas três oficinas ministradas e percorrerá toda a tarde com atrações esportivas e culturais como Capoeira, Poesia, roda de Dança, Folia de Reis, Teatro, Seresta encerrando com sessão de Cinema.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade