Pedido de troca no índice de correção do saldo do FGTS pode levar ganhos expressivos a milhões de trabalhadores
Uma ação que propõe a revisão do índice usado para corrigir o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) está em análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é repor as perdas que milhões de trabalhadores tiveram com a inflação ao longo dos últimos anos.
A previsão é que algumas pessoas possam ter acesso a valores acima de 60 salários mínimos (R$ 66 mil), mas a grande parte dos trabalhador deve receber uma média de R$ 10 mil. A quantia varia de acordo com o tempo trabalhado, o salário e o período em que o dinheiro ficou parado.
O texto do processo aberto no STF quer substituir a Taxa Referencial (TR) pelo INCP, IPCA, ou outro índice capaz de refletir a inflação acumulada. Se a Corte decidir a favor dos trabalhadores, eles terão direito aos retroativos a qualquer período desde 1999.
Enquanto o tema aguarda julgamento, a dica é consultar o valor da sua revisão do FGTS pelo portal LOIT. A ferramenta é totalmente gratuita e ajuda o cidadão a tomar a decisão de entrar ou não na Justiça.
Para usar o LOIT, basta acessar o site e enviar os extratos do FGTS. No caso de contadores, advogados e demais profissionais da área previdenciária, a plataforma indicada é a ELI.
FONTE EDITAL CONCURSOS