25 de abril de 2024 04:08

Auxílio emergencial: Saiba quem terá direito a nova parcela e o calendário

Os beneficiários do Auxílio Emergencial que tiveram a contestação aprovada referente a sétima parcela do programa começam a receber o benefício retroativo a partir deste mês de dezembro.

Conforme foi amplamente divulgado aqui no site, os beneficiários do Auxílio Emergencial que tiveram a contestação aprovada referente a sétima parcela do programa começam a receber o benefício retroativo a partir deste mês de dezembro. Os pagamentos estão sendo realizados através do Caixa Tem.

Nova parcela do auxílio emergencial

Cerca de 11 mil brasileiros estão sendo contemplados com esta nova parcela do auxílio emergencial. É importante destacar que, como o programa já foi encerrado, esta pode ser definitivamente a última vez que o benefício do programa seja repassado, sem possibilidade de realização de novas contestações do benefício.

É importante destacar que os beneficiários que requereram o auxílio em outubro podem conferir se o pedido foi aprovado ou recusado. Basta acessar o site Consulta Auxílio Emergencial e informar o nome completo, CPF, nome da mãe e a data de nascimento.

A nova rodada do Auxílio Emergencial é considerada importante diante o cenário atual, uma vez que o benefício apoiará parte da população que ficou de fora do Auxílio Brasil, novo programa de transferência de renda.

No entanto, o Governo Federal ainda está aguardando a aprovação da PEC dos Precatórios, que deve direcionar recursos para o pagamento do novo benefício. Assim, o valor pode chegar ao que foi prometido pelo presidente Bolsonaro, em torno de R$ 400.

Contudo, o novo programa social visa atender cerca de 17 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Este número corresponde, segundo a base de dados, o total de famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza no país.

RETORNO do auxílio emergencial é cogitada; veja em que situação

O retorno do auxílio emergencial está sendo cogitada. Inicialmente, é preciso destacar que os planos do Governo Federal acerca do auxílio emergencial podem ser alterados. Uma nova ameaça já está se dissipando no mundo. Trata-se da variante do coronavírus chamada Ômicron, detectada nas últimas semanas.

Como ocorreu na segunda da onda da pandemia no país, o Ministério da Economia pode criar uma nova PEC de Guerra, caso a nova cepa se espalhe pelo Brasil. Com a proposta, é possível que haja uma nova prorrogação do Auxílio Emergencial.

Normalmente o texto prevê que recursos fora do teto de gastos sejam utilizados para o financiamento de um programa, como é o caso da PEC dos Precatórios, que caso aprovada viabilizará mensalidades de R$ 400 por meio do Auxílio Brasil.

FONTE NOTICIAS CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade