×

Líder de movimento pede abertura de comissão processante contra prefeito de Lafaiete (MG)

Talysson Amarílio de Andrade Zebral, Coordenador do “Movimento Lafaiete da Gente”, protocolou na Câmara Municipal um pedido de instalação de uma Comissão Processante (CPI) para que haja continuidade no processo de investigação de possíveis irregularidades na aplicação de recursos da saúde e omissão da coisa pública apuradas na CPI da Covid-19.
O pedido de aberta da comissão deve ser somente analisado e votado na primeira semana de fevereiro quando o Legislativo retorna do recesso de férias.
Para aprovação da comissão processante, que pode levar a cassação do Prefeito Mário Marcus (DEM), é necessária a maioria simples, isto é, 7 votos, mas em tese não dever prosperar.

A CPI da Covid-19 foi tensionou as relações entre Câmara e Prefeitura/ARQUIVO


No requerimento, Talysson Amarílio pede que seja enviado o relatório final para a Comissão de Ética do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) e Enfermagem (COREN-MG), para possíveis medidas cabíveis em caso de negligência de função por parte dos citados e afastamentos dos envolidos na CPI.
Por fim a denúncia pede a cCriação da Comissão Temporária do COVID-19, a fim de garantir o fiel cumprimento dos prazos legais para instauração e apuração dos Processos Administrativos Disciplinar (PAD) citado no Relatório Final da CPI.

Arquivamento

Em meados de setembro, por 7 votos a 5 foi arquivado pedido de abertura de comissão processante após o relatório final da CPI do Transporte Público em Lafaiete.

Secretária de Saúde

Nos bastidores as especulações apontam para a queda de Rita de Kássia do posto de Secretária de Saúde e um novo nome já sendo estudado pelo Prefeito Mário Marcus. “O Prefeito me informou que já está sondando um novo gestor para a pasta em função dos resultados e apurações da CPI”, disse um vereador a nossa reportagem

Leia requerimento

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp