19 de abril de 2024 08:14

Miguel Burnier, Ouro Preto, MG – 11° Festival Cultural de Miguel Burnier – Edição Especial de SÃO JULIÃO

O histórico distrito de Miguel Burnier, antiga Região do Rodeio, situado a 40 km de Ouro Preto, MG, está vivendo nesses primeiros dias de janeiro, intensas manifestações culturais, educativas e religiosas

A 11ª. Edição do Festival Cultural de Miguel Burnier, organizado pela Associação do Projeto Estação Cultura (ASSOPEC), será aberta no dia 5 e vai prolongar até dia 9, próximo domingo.  Esse ano é dedicado à religiosidade do padroeiro São Julião, além de atrações culturais que acontecem na Arena Cultural da Estação Ferroviária. Um momento especial para se envolver com a história e cultura local, que se remonta do século XVIII, onde inconfidentes se reuniram para articular a Conjuração Mineira. Lugar onde predominaram antigas fazendas da mineração e belíssimas capelas coloniais.

Homenagem e restauro da imagem de São Julião

A programação está repleta de intervenções artísticas, oficinas literárias, atos religiosos, barraquinhas, shows e bandas de música, que terão como cenário as belas paisagens das serras, igrejas, capelas, cachoeiras e ruínas da mineração. O presidente da ASSOPEC e organizador do evento, Marco Antônio de Almeida C. Vasconcelos diz que haverá missa em homenagem a São Julião, a ser realizada no adro da Capela de Nossa Senhora Auxiliadora dos Calastrois, antiga Capela de São Julião (1748). “Faremos uma carreata em cortejo com o Santo no andor até a arena da Estação Ferroviária, onde ficará exposto. Após a festa, a imagem será entregue à Fundação de Artes de Ouro Preto (FAOP) para restauro;” afirmou.

Edital selecionou participação de artistas

Os projetos que compõem a programação foram selecionados através de edital, com objetivo de fomentar e incentivar artistas, produtores e grupos, tendo a valorização e a preservação dos patrimônios históricos e culturais, a cidadania pela educação, como fatores motivacionais do Festival. A proposta é de que artistas da região próxima a Miguel Burnier se interajam e troquem suas experiências no âmbito das artes. “Um passeio pela literatura regional – Lançamento e exposição de livros – Belo Vale” é o tema do projeto premiado, do jornalista, escritor belovalense e colaborador do CORREIO DE MINAS, Tarcísio Martins. A apresentação será no sábado, dia 08, às 14 horas. Sua biblioteca ambulante irá mostrar livros e trocar experiências sobre a rica literatura regional.  

Um excelente programa para o próximo final de semana!

Tarcísio Martins, Jornalista e ambientalista.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade