27 de abril de 2024 18:06

Saiba quem poderá receber o auxílio emergencial em 2022

Nova rodada de pagamentos do programa emergencial deve atender milhares de famílias com valores retroativos

auxílio emergencial pode realizar uma nova rodada de pagamentos para quitar valores retroativos. Criado no início de 2020, o programa realizou seu último repasse em outubro de 2021, atendendo mais de 39 milhões de brasileiros afetados pela pandemia de Covid-19.

O Ministério da Cidadania confirmou novos depósitos, mas esclareceu que o programa não será prorrogado. Somente um grupo específico de pessoas terá direito ao retroativo do auxílio emergencial.

Esse grupo é formado por homens chefes de famílias monoparentais que não receberam a cota dobrada em 2020. Na época, as mães solo tiveram direito a duas parcelas do auxílio, enquanto os pais solteiros receberam apenas R$ 600.

O governo federal planeja pagar os valores referentes a cinco meses de benefício. Se a medida se confirmar, os homens com filhos menores de idade e sem cônjuge ou companheira receberão cerca de R$ 3 mil. Ainda não há data para os pagamentos, embora a verba já tenha sido liberada.

Posso recorrer do bloqueio?

Quem teve o auxílio emergencial bloqueado tinha o direito de recorrer da decisão do governo para tentar recuperar os valores. Contudo, essa possibilidade também se encerrou, e os beneficiários já não conseguem contestar a suspensão pelo site do programa.

Caso sua família tenha sido lesada com um bloqueio injustificado dos repasses, a saída é procurar a Defensoria Pública da União (DPU) ou uma Vara Federal para tentar resolver a situação na Justiça.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade