Em 2019, a Reforma da Previdência autorizou a mudança de diversas medidas de transição para aposentadoria. Dessa forma, todo ano as regras mudam suas exigências para se aposentar.
Se você pretende se aposentar em 2022, fique em alerta: grande parte das brasileiras não poderão solicitar a aposentadoria por não se encaixarem nos critérios deste ano.
Idade mínima para se aposentar
De acordo com as novas regras para solicitação da aposentadoria por idade, há um aumento de seis meses a cada ano para as brasileiras. Em 2022, a idade mínima será de 61 anos e 6 meses para as brasileiras. Essa medida busca estabelecer que a idade mínima para as mulheres se aposentarem seja de 62 anos até 2023.
Critérios
Se você faz parte do grupo de brasileiras que deseja se afastar da sua função profissional com direito à remuneração do INSS, você precisa estar de acordo com as seguintes medidas:
- Completar 61 anos e 6 meses de idade neste ano;
- Ter completado, no mínimo, 15 anos de contribuição para o INSS.
Devido a essas mudanças, boa parte das mulheres devem estar atentas a sua data de aniversário para que sua concessão do benefício seja aprovada, justamente por essa mudança na idade mínima.
Ou seja, como o critério é ter 61 anos e 6 meses para se aposentar, as brasileiras que fazem aniversário em janeiro só podem pedir a aposentadoria em julho, por exemplo. Afinal, somente nesse mês elas completarão os 6 meses a mais que faltam para fazer o pedido.
Quando posso pedir a aposentadoria?
Com base nessas novas regras, fizemos uma tabela conforme o mês de nascimento e a data que as mulheres poderão solicitar a aposentadoria em 2022:
As mulheres que nasceram em julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro que farão 61 anos, não poderão dar entrada na aposentadoria por ainda não terem contemplado a idade de 61 anos e 6 meses.
Porém, em 2023 a idade mínima para as brasileiras se aposentarem será de 62 anos. Ou seja, aquelas que fazem aniversário depois de julho terão que esperar mais 6 meses para solicitar o benefício.