27 de abril de 2024 08:24

Viação Umuarama pede reajuste na tarifa e o valor ideal proposto seria de R$5,84; prejuízo da empresa chega a quase R$760 mil

Passagem saltaria dos atuais R$3,60 para R$8,85, um aumento de mais de 60%

Como já havia adiantado nossa reportagem a Viação Umuarama, que atua no transporte público de Lafaiete (MG) há 7 meses, protocolou na Prefeitura um pedido de reajuste da tarifa para manutenção do equilíbrio econômico financeiro do contrato. A empresa presta serviço no setor em caráter emergencial até a licitação final para a concessão em definitivo do serviço.
O estudo apresentado pela Umuarama aponta que tarifa ideal seria de R$ 7,0569 para manutenção da operação, porém considerando o valor máximo de subsídio concedido através da lei n° 6.044/2021 no patamar de R$ 233.000,00, o valor de R$ 5,8496.
No estudo enviado a prefeitura, a empresa justifica de que é de conhecimento da prefeitura que desde o início da operação em Lafaiete o custo operacional vem demonstrando o déficit tarifário mesmo com a ajuda do valor de subsídio totalizando um prejuízo com este déficit na ordem de R$ 758. 812,75.
A empresa alega que um dos índices que tem impactado bastante a manutenção da operação é o custo com óleo diesel. Do mês agosto/2021 a janeiro 2022 o valor do óleo diesel reajustado em 10,8%, o que acaba elevando o custo de outros insumos.

Outra justificativa é que a data-base para reajuste salarial dos colaboradores da empresa acontece em março e sem o reajuste pretendido no contrato “ficará impraticável, uma vez que o índice que se baseia o reajuste da categoria, INPC acumulado de marco/2021 a dezembro/2021, já se encontra no patamar de 8,97%, e não está sendo considerado neste estudo, o que mais uma vez reiteremos que medidas deverão ser tomadas a fim de diminuir o custo operacional do contrato”.
No estudo tarifário a Umuarama apresentou notas fiscais do aumento dos insumos, valores da depreciação dos ônibus, custo da rodagem. o custo operacional da frota, valor do km rodado.
O custo total de operação, sem o subsídio chega a quase R$1,3 milhão. Assim o custo por passageiro chega a R$5,84 (com subsídio) e R$7,0569(sem subsídio). Custo por Km Rodado com subsídio é de R$8,43. O aumento depende de aprovação no Conselho Municipal de Transporte e Trânsito.

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