25 de abril de 2024 11:26

Dinheiro urgente: Aprenda a antecipar o saque do seu FGTS em 2022

Trabalhador optante do saque-aniversário do FGTS pode antecipar o recebimento dos recursos pagando taxas reduzidas

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício dos trabalhadores que atuam com carteira assinada. Ele pode ser sacado em caso de demissão sem justa causa e em outras situações previstas por lei, como o saque-aniversário.

Essa modalidade permite o resgate anual de uma porcentagem do fundo de garantia, sempre no mês de nascimento do cidadão. O dinheiro fica disponível entre o primeiro dia útil do mês de aniversário até o último dia útil do segundo mês subsequente. Ou seja, quem recebe em janeiro tem até 31 de março para sacar.

Para os brasileiros que precisam de um dinheiro extra com urgência, existe uma maneira de conseguir isso usando o FGTS. O serviço de antecipação do saque-aniversário é oferecido por diversas instituições, com contratação fácil e taxas de juros reduzidas.

Como antecipar o saque do FGTS

Essas linhas de crédito funcionam como uma espécie de empréstimo consignado. O trabalhador recebe o valor equivalente a uma ou mais parcelas anuais do saque-aniversário, e o pagamento da dívida fica garantido pelos recursos do próprio FGTS.

Considerando que a chance de inadimplência é prosaicamente inexistente, os bancos costumam cobrar taxas de juros bem baixas, em geral de 0,99% a 1,99%. O contratante também precisa pagar IOF. 

Condições

Cada instituição financeira possui suas próprias regras. Em algumas, é possível antecipar somente uma parcela, enquanto outras liberam até cinco cotas de uma vez só. Confira abaixo as condições para antecipar o saque-aniversário do FGTS nos principais bancos do país:

Instituição FinanceiraTaxa de jurosLimite de parcelas
Caixa Econômica1,49%3 parcelas
Banco do Brasil0,99%3 parcelas
BMG1,99%5 parcelas
Santander1,69%1 parcela
Banco PAN1,99%5 parcelas

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade