24 de abril de 2024 05:29

Ministério da Saúde: alerta que pico da ômicron no Brasil ainda não foi atingido e virá ainda em breve

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil ainda não atingiu o pico da variante ômicron e, por isso, os números relacionados à pandemia de Covid-19 ainda deverão subir. A declaração foi dada após avaliação da equipe técnica da pasta e acontece dois meses após a identificação da cepa, que já domina 95,5% das amostras sequenciadas no Brasil.

“Depois de uma semana de muito trabalho, estou com a equipe do Ministério da Saúde analisando a última semana epidemiológica do País. Tivemos aumento de casos causado pela Covid-19 e ainda não chegamos no pico da onda causada pela Ômicron. O enfrentamento contra a doença continua”, disse Queiroga por meio do Twitter.

Nesta semana, o país bateu recorde de casos positivos já registrados desde o início da pandemia, com quase 300 mil casos em apenas 24 horas. Ao todo, são 26,4 milhões de diagnósticos da infecção confirmados e 631.802 mortes, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde. O número de mortes diárias também voltou ao patamar de milhares, sendo 1.308 na última contagem de 24 horas.

Com a explosão de casos, Queiroga informou que a pasta mantém o monitoramento sobre a capacidade do sistema de saúde para atendimento de pacientes. De acordo com ele, novos leitos poderão ser abertos.

“Monitoramos a pressão sobre o sistema de saúde, em especial a ocupação de leitos de UTI. Há espaço para abertura de novos leitos e estamos apoiando os Estados sempre que necessário. A atenção primária também tem sido reforçada”, destacou.

Apesar da expectativa nacional, o ministro apontou que há redução de casos em alguns estados, mas a tendência não é acompanhada pela curva de mortes, que estão em alta ou em estabilidade. Ele ainda reforçou o apelo para que a população se vacine conta a Covid-19, como orienta a comunidade científica.

“Felizmente, alguns estados já apresentam redução de casos e esperamos que nas próximas semanas essa queda se mantenha em todo o País. Se você ainda não tomou a segunda dose e a dose de reforço, não esqueça de completar seu esquema vacinal”, finalizou.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade