18 de abril de 2024 15:00

Gerdau doa 9 mil livros e atualiza o acervo de 45 bibliotecas de escolas de 18 cidades de Minas Gerais, incluindo Conselheiro Lafaiete

Com investimentos de 400 mil reais, o Projeto Pró-Biblioteca destina 200 obras para cada instituição. Conselheiro Lafaiete recebeu 600 títulos

Em média, o brasileiro lê cinco livros por ano, de acordo com a mais recente edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, divulgada em setembro de 2020. O estudo, realizado pelo Instituto Pró Livro, detalha que aproximadamente 2,4 dessas obras são lidas apenas em parte e que o típico cidadão brasileiro lê somente 2,5 livros inteiros por ano. Outro dado interessante, destacado pela pesquisa, é que mais da metade dos leitores no Brasil lê por indicação da escola ou de professores.

Para colaborar para a evolução desses números, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, investiu, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, cerca de 400 mil reais no projeto Pró-Biblioteca. O foco da ação é incentivar a leitura de crianças e jovens, com a ampliação e a atualização do acervo de 45 bibliotecas de escolas públicas em 18 cidades mineiras. Cada instituição recebeu 200 títulos literários, selecionados por meio de uma curadoria e levará em consideração a realidade e característica de cada entidade. No total, 9 mil livros foram entregues.

Em Conselheiro Lafaiete, três escolas foram contempladas: as escolas municipais Marinho Fernandes e Romeu Guimarães, e a escola estadual Queiroz Júnior. A instituições receberam 600 títulos no total.

“O projeto aplica de forma prática o pilar ‘educação empreendedora’, que é um dos valores essenciais da Gerdau. A companhia já participou de outras edições do Projeto Pró-Biblioteca, mas esta é a primeira vez exclusiva para Minas Gerais”, explica Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau. Ele complementa ainda que, “para acomodar adequadamente as novas obras, cada biblioteca está recebendo também uma estante de aço produzida pelo nosso parceiro Pão dos Pobres, de Porto Alegre (RS), outro projeto apoiado pela Gerdau”.

Municípios contemplados

As 45 bibliotecas contempladas no projeto estão nos seguintes municípios mineiros: Barão de Cocais (5), Bom Sucesso (2), Congonhas (3), Conselheiro Lafaiete (3), Corinto (2), Divinópolis (5), Ingaí (1), Itabirito (4), Lassance (2), Moeda (2), Olhos D’água (1), Ouro Branco (3), Ouro Preto (2), Santa Fé (1), São Bento Abade (1), Sete Lagoas (4), Urucuia (2) e Várzea da Palma (2).

Sobre a Gerdau

A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade