20 de abril de 2024 09:39

Pontos turísticos de Minas Gerais em 11 destinos imperdíveis

“Oh, Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais”. Não é por acaso que a canção de Tonico & Tinoco afirma que o estado é inesquecível. Afinal, o território mineiro é uma excelente pedida para aventura, lazer, ecoturismo, cultura, gastronomia de primeira e muito, muito mais. Em linhas gerais, reúne todos os atributos para uma viagem incrível do começo ao fim.

Para provar que estamos falando a verdade, a gente te convida a pegar uma carona neste post e a conhecer alguns lugares para viajar em Minas Gerais. Preparado? Então vamos lá!

LUGARES PARA VIAJAR EM MINAS GERAIS

1. Belo Horizonte

Belo Horizonte Credito editorial Anallyeze shutterstock 1768964801

Igreja São Francisco de Assis, também chamada de Igreja da Pampulha – Belo Horizonte – Minas Gerais | Crédito editorial: Anallyeze / Shutterstock.com

É lógico que a capital mineira não poderia ficar de fora da lista, né? Acima de tudo, Belo Horizonte é a porta de entrada para muitos tours pelo estado. Porém, a cidade conta, ainda, com muitos pontos turísticos, excelentes atrações naturais e uma série de obras arquitetônicas projetadas por Oscar Niemeyer. Portanto, já sabe: câmera ou celular sempre a postos, porque sempre vai haver algo para fotografar.

O que não pode ficar de fora da lista: Conjunto Arquitetônico da Pampulha, Inhotim, Museu de Artes e Ofícios, Igreja São Francisco de Assis, Praça da Liberdade e Mercado Central.

2. Ouro Preto

Pontos turísticos deMinas Gerais - Ouro Preto - Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Igreja Nossa Senhora do Carmo – Ouro Preto – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock.com

Famosa por sua arquitetura colonial, Ouro Preto está em uma das principais áreas do chamado ciclo do ouro. A apenas 95 km da capital mineira, foi fundada em 1711 e é considerada um Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1980. Mantendo viva sua rica história por meio de seus casarões e monumentos pra lá de incríveis – os quais rendem belos cliques, aliás –, a cidade tem alternativas de sobra para você incluir no roteiro. Ou seja: alguns dos principais pontos turísticos de Minas Gerais ficam no destino.

O que não pode ficar de fora da lista: centro da cidade, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Praça Tiradentes, Igreja Nossa Senhora do Pilar, Matriz Nossa Senhora da Conceição, Igreja São Francisco de Assis, Museu do Aleijadinho e Museu da Inconfidência.

3. Tiradentes

Tiradentes - Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Tá a fim de curtir muita história? Então guarde bem este nome: Tiradentes – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock.com

Figurando entre as prediletas de quem visita Minas Gerais, Tiradentes encanta com sua história, artesanato e ruas de paralelepípedo, bem como com sua coleção de casas coloniais. É perfeita para aqueles que querem curtir uma vibe tranquila, já que é o lugar ideal para passear sem pressa. Tiradentes também é bastante fotogênica, então aproveite para fazer muitos cliques.

O que não pode ficar de fora da lista: centro histórico, Largo das Forras, Rua Padre de Toledo, Igreja Matriz de Santo Antônio, Igreja Santíssima Trindade, Museu de Sant’Anna, Museu Casa Padre Toledo, Passinhos (capelinhas que reproduzem as cenas da Paixão de Cristo, sendo seis ao todo) e Museu da Liturgia.

4. Monte Verde

Pontos turísticos de Minas Gerais Centro de Monte Verde - Minas Gerais | Crédito: Shutterstock.com/Daniella Cronemberger

Centro de Monte Verde – Minas Gerais | Crédito editorial: Shutterstock.com/Daniella Cronemberger

Em meio a paisagens verdes compostas por araucárias, pinheiros, eucaliptos e cachoeiras, por exemplo, Monte Verde tem tudo a ver com viagens a dois. Parte do distrito de Camanducaia e a cerca de 1,5 mil metros de altitude, esbanja influências europeias. Por isso mesmo, um dos atrativos da cidade fica por conta da arquitetura, que traz a herança dos primeiros imigrantes, os letos, sendo possível encontrar construções no estilo alpino (que correspondem aos chalés de madeira). Caso esteja se programando para conhecer os principais destinos e pontos turísticos de Minas Gerais, Monte Verde precisa fazer parte da sua rota.

O que não pode ficar de fora da lista: a trilha da Pedra Redonda, Pedra Partida, Pico do Selado, Mirante do Aeroporto, Cachoeira dos Pretos, Chapéu do Bispo e Orquidário. Para uma experiência completa, não deixe de conhecer as várias galerias e, ao mesmo tempo, de se deliciar com a gastronomia local. Em outras palavras, nada de dieta durante essa viagem, hein?

5. Capitólio

Capitolio shutterstock 1909685305

Lago de Furnas – Capitólio – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Localizada no centro-oeste do estado e agraciada com diversos atrativos naturais, não é nem um pouco complicado decidir se compensa ou não ir para Capitólio. Isso porque o local dá um show de beleza, com cenários naturais que incluem cânions com mais de 20 metros de altura, grutas, exuberante vegetação e cachoeiras. Enfim, difícil mesmo é saber por onde começar a curtir esse pedacinho brasileiro que é perfeito para ficar em contato com a natureza.

O que não pode ficar de fora da lista: Lagoa Azul, Mirante dos Cânions, Paraíso Perdido, Lago de Furnas, Cachoeira Fecho da Serra, Morro do Chapéu, Trilha dos Macacos e a Cascata Eco Parque.

6. Araxá

Araxa shutterstock 1379875304

Igreja Matriz de São Domingos – Araxá – Minas Gerais l Crédito: Shutterstock

O município de Araxá, no interior de Minas Gerais, é o mais antigo do Triângulo Mineiro. A cidade está a pouco mais de 360 km da capital do estado e tem mais de 100 mil habitantes. Você pode visitar Araxá durante todo o ano, uma vez que o clima costuma ser muito agradável. A cidade é muito conhecida pela gastronomia mineira, que faz sucesso entre os visitantes. Então, quando estiver por lá, não deixe de experimentar os deliciosos pães de queijo e o doce de leite. Além disso, a região é aclamada por suas incríveis águas termais, já que integra o Circuito das Águas de Minas Gerais. As águas são conhecidas por suas propriedades terapêuticas e medicinais. 

O que não pode ficar de fora da lista: Igreja Matriz de São Domingos de Gusmão, Fonte Dona Beja, Museu de Arte Sacra São Sebastião, Termas de Araxá, trilha da Mata da Cascatinha, Fonte Andrade Júnior e visitar pelo menos uma fazenda de queijo. 

7. Poços de Caldas

Pocos de caldas shutterstock 2024018507

Cachoeira Véu das Noivas – Poços de Caldas – Minas Gerais l Crédito: Shutterstock

Podemos dizer que Poços de Caldas é uma das mais charmosas cidades do Brasil. Isso porque ela une modernidade e urbanismo com toda a tradição e tranquilidade de uma cidade do interior do sul de Minas Gerais. Perfeito, né? Além disso, está situada na divisa de Minas com São Paulo. Ela foi construída aos pés da Serra de São Domingos e, hoje, conta com mais de 160 mil habitantes. Recheada de praças e parques, a cidade é bem arborizada e perfeita para quem quer realizar passeios em família, românticos ou se divertir com amigos. Decidir o que fazer em Poços de Caldas pode parecer difícil, visto que a cidade possui diversas opções de lazer para todos os gostos, mas relaxa que trouxemos algumas dicas de points que não podem faltar no seu roteiro. Olha só! 

O que não pode ficar de fora da lista: Parque Temático Walter World, Thermas Antônio Carlos, Pedra Balão, Fonte dos Amores, Recanto Japonês, cachoeira Véu das Noivas, Cascata das Antas e o Parque Municipal Antônio Molinari. 

8. Serra do Cipó

Serra do cipo shutterstock 2017591481

Serra do Cipó – Minas Gerais l Crédito: Shutterstock

Serra do Cipó é, de longe, um dos destinos mais famosos de Minas Gerais. Logo, claro que ele não poderia faltar na nossa lista. A 100 km de distância de Belo Horizonte, a região é dona de algumas das cachoeiras mais bonitas do estado. Além disso, o distrito é conhecido por sua grande importância sobre o balanço das águas, visto que faz a divisão natural das bacias dos rios Doce e São Francisco. Com certeza o Parque Nacional da Serra do Cipó é a principal atração da região. Afinal, reserva lindas paisagens naturais bem conservadas e oferece toda uma estrutura turística para os visitantes. Contudo, lá há mais de 60 cachoeiras e picos com mais 1,6 mil metros de altura. 

O que não pode ficar de fora da lista: Parque Zareia, Cachoeira Grande, Vale do Travessão e o vilarejo Lapinha da Serra. 

9. Diamantina

Diamantina shutterstock 1726512541

Passadiço da Casa da Glória – Diamantina – Minas Gerais l Crédito: Shutterstock

Construído no início do século 18, seu nome já é bastante sugestivo, uma vez que a região era conhecida pela extração de diamantes. Diamantina é uma importante cidade histórica mineira, que recebe todo ano cerca de três milhões de turistas. Já pensou? A mais ou menos 300 km de Belo Horizonte, é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O pequeno recanto esbanja charme, opções de lazer relaxantes, excelentes opções gastronômicas e belezas naturais de tirar o fôlego. Partiu? 

O que não pode ficar de fora da lista: Rua da Quitanda, Passadiço da Casa da Glória, Casa de Juscelino Kubitschek, Parque Estadual do Biribiri, Igreja São Francisco de Assis, Mercado Municipal (ou Mercado dos Tropeiros) e a Gruta do Salitre. 

10. São Lourenço e Caxambu (Circuito das Águas de Minas)

Caxambu Credito editorial Pedro Sales Prado shutterstock 1659087595

Caxambu – Minas Gerais l Crédito editorial: Pedro Sales Prado / Shutterstock.com

Circuito das Águas de Minas Gerais é composto por 13 municípios do estado. Inclusive, já citamos um deles no começo deste post. Porém, agora resolvemos dar destaque para duas cidades que compõem o circuito: São Lourenço e Caxambu. Ambas têm como principal atração as águas minerais, já que, além de propriedades curativas, são ótimas para relaxar. Mas não é só isso que a região promove, não! É possível conhecer parques, balneários, casarões históricos e paisagens impressionantes, assim como saborear a boa comida mineira.

O que não pode ficar de fora da lista em São Lourenço: passeio de balão, passeio de Maria Fumaça, Parque das Águas de São Lourenço e o Sítio Lagoa Seca. 

O que não pode ficar de fora da lista em Caxambu: Parque das Águas, Mirante do Morro do Caxambu, Teleférico de Caxambu, Igreja Santa Isabel da Hungria e o Balneário Hidroterápico. 

11. São Tomé das Letras

Cachoeira Paraíso - São Thomé das Letras - Minas Gerais | Crédito: Divulgação Departamento de Turismo de São Thomé das Letras

Cachoeira Paraíso – São Thomé das Letras – Minas Gerais | Crédito: Divulgação Departamento de Turismo de São Thomé das Letras

Por fim, no sul de Minas, na Serra da Mantiqueira, São Thomé das Letras atrai uma série de turistas por conta de seu clima místico e estilo alternativo. A cidade fica a cerca de 1.440 metros de altitude e foi construída em cima de um depósito de quartzito. Pode ser uma excelente opção se você estiver a fim de recarregar as energias e visitar um destino diferente.

O que não pode ficar de fora da lista: gruta São Thomé, Igreja Matriz, Casa da Pirâmide (Parque Municipal Antônio Rosa), Cruzeiro, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Cachoeira do Paraíso e, claro, a Gruta do Carimbado, ponto que muitos acreditam que serve de travessia até Machu Picchu.

E você, já foi para essas cidades ou pretende conhecer esses pontos turísticos de Minas Gerais em breve? Então conta pra gente nos comentários, já que assim você pode ajudar a tirar as dúvidas de outras pessoas. E, se for viajar, consulte um(a) agente de viagens, viu? Dessa forma você garante um passeio bem tranquilo.

FONTE SEGUE VIAGEM

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade