27 de abril de 2024 18:26

8 melhores cidades de Minas para observar estrelas

(Por Arnaldo Silva) Há um consenso de que o céu de Minas Gerais é mais azul, é mais limpo e mais lindo. Quem vem a Minas percebe isso logo de imediato. (foto acima de Tom Alves/tomalves.com.br a noite estrelada com detalhes para as Vassourinhas, no alto da Serra do Espinhaço na MG 010, perto de Conceição do Mato Dentro MG) Observar estrelas é um dos prazeres do ser humano. Ver a via láctea, a lua e o céu em Minas é uma emoção inexplicável. Temos várias cidades onde podemos observar melhor as estrelas no nosso Estado, listamos apenas 10 dessas cidades onde você pode observar o céu e as estrelas aqui em Minas Gerais.

01 – Milho Verde

Distrito da cidade do Serro,  no Alto Jequitinhonha, a pacata vila (na foto acima de Tom Alves/tomalves.com.br) é um dos mais charmosos destinos turísticos mineiros, pelo charme de seu casario, hospitalidade de seu povo, por sua história e belezas naturais, principais, o céu azul e suas longas e espetaculares noites estreladas. Cercado por montanhas e cachoeiras paradisíacas, Milho Verde tem sua origem no século XVIII e é um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais. A vila preserva seu casario e igrejas do período colonial, sendo sua principal igreja, de Nossa Senhora do Rosário, um dos cartões postais de Minas Gerais.

02 – Itabira

A terra natal do poeta Carlos Dumond de Andrade, com uma bela arquitetura colonial e eclética, com muitas belezas naturais como como a Mata do Limoeiro, a Pedra da Igreja, a Serra do Bicudo e a Serra dos Alves, além das cachoeiras dos Cristais, do Campo, da Boa Vista, do Limoeiro e do Meio, fica a 110 km de Belo Horizonte e tem aproximadamente 120 mil habitantes. (foto acima de Glauco Umbelino) É considerada pela Revista Galileu como uma das 10 melhores cidades do Brasil para se observar as estrelas.         

Seu relevo é predominantemente montanhoso com cerca de 70 % do seu território coberto por mares de morros e montanhas, 20 % com predomínio de terrenos ondulados, e os 10 % restantes são de lugares planos. A altitude máxima está no Alto da Mutuca, na Serra do Espinhaço, divisa municipal com Jaboticatubas e Nova União, que chega aos 1 662 metros, enquanto que a altitude mínima é de 540 metros e encontra-se no lago formado pela construção da Usina Hidrelétrica de Dona Rita, no Rio Tanque, na tríplice divisa municipal entre Itabira, Itambé do Mato Dentro e Santa Maria de Itabira.  

03 – São Tomé das Letras

Cidade tipicamente serrana, com ares místicos, arquitetura em pedras, lembrando as construções medievais e com ares bem interioranos, tem cerca de 8 mil habitantes. Foi construída sobre um imenso depósito de quartzito do neoproterozoico, chamada de “pedra de São Tomé”, utilizado na pavimentação das laterais de piscinas, calçamento de ruas e no artesanato da cidade. São Tomé das Letras tem em média 8 mil habitantes. (foto acima de Robson Rodarte) A 1.440 metros de altitude, é um das melhores localidades mineiras para observar estrelas e o pôr do sol, atraindo todos os dias, dezenas de pessoas para o topo da cidade, que ficam horas no local, observando estrelas, a lua, o sol se pondo ou nascendo e também na expectativa de ver OVNI´s.

04 – Brasópolis         

Brasópolis tem aproximadamente 20 mil habitantes e fica no Sul de Minas, na Serra da Mantiqueira. Cidade pacata, bonita, bem cidade, dotada de uma ótima infraestrutura urbana e uma natureza exuberante em sua volta. Na cidade encontra-se o Observatório do Pico dos Dias (foto acima de Valéria Gonçalves da Silva/ enviada por Cássia Almeida), coordenado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, que, além de ser um dos símbolos da cidade, é um ponto turístico pela vista maravilhosa, além de propiciar ótimas condições para observar planetas e estrelas.

05 – Serra da Piedade

A Serra da Piedade (na foto acima de Clésio Moreira) é uma formação rochosa situada em Caeté MG, a 55 km de Belo Horizonte, com acesso pela BR 381, sendo a continuação da Serra do Curral. Com 1.746 metros de altitude e ventos constantes, que faz da Serra um lugar extremamente frio no inverno, com fortes geadas e temperaturas próximas a zero grau, é um dos mais belos atrativos de Minas, atraídos não só pelas beleza do lugar, mas pela fé, já que é na Serra da Piedade que se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. No topo do maciço rochoso, antes da chegada ao santuário, está o Observatório Astronômico da UFMG e os radares do CINDACTA, que monitoram os céus da região.

06 – Alto Caparaó

A cidade tem aproximadamente 8 mil habitantes e está a 997 metros de altitude. (foto acima do Guia de Turismo Sairo Guedes)É bela, singela e pacata. Pertence a Zona da Mata Mineira, próximo a divisa com o Espírito Santo. No município ficam localizados o Pico do Cristal com 2.770 metros de altitude e o lado mineiro do Pico da Bandeira, com 2.891,98 metros de altitude, o ponto mais alto de Minas Gerais e o 3° mais elevado do Brasil, localizado na divisa com o município capixaba de Ibitirama. 

07 – Bocaiuva         

Bocaiuva, conta com cerca de 55 mil habitantes, sendo uma das cidades com melhor infra-estrutura urbana do Norte de Minas. (foto acima de Eduardo Gomes) Bocaiuva ficou famosa no mundo a partir de 1947, quando militares e cientistas Norte Americanos, entre eles, o engenheiro e físico estadunidense Lyman James Briggs, diretor do National Bureau of Standards e que liderou a equipe do National Geographic Society, e o astrônomo belgo-americano George Van Biesbroeck, que confirmou a Teoria da Relatividade, em 1952, chegaram à cidade para observar e pesquisar o eclipse lunar que aconteceu naquele ano. Segundo os Americanos, Bocaiuva é o melhor local do mundo para se observar o eclipses.       

08 – Serro e Santo Antônio do Itambé

Os municípios do Serro e Santo Antônio do Itambé, abrigam um dos mais belos picos de Minas Gerais: o Pico do Itambé com seus 2002 metros de altura, na Serra do Espinhaço. O céu, as estrelas e a lua tem uma vista linda, nesses municípios, mas do alto do Pico do Itambé, a noite estrelada é deslumbrante. (foto acima de Glauco Umbelino no alto do Pico do Itambé) Também chamado de “teto do sertão mineiro”, o Itambé é um dos pontos mais altos da Serra do Espinhaço e do interior mineiro. 

FONTE CONHEÇA MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade