(Por Arnaldo Silva) Em São João Batista do Glória, no Sudoeste de Minas Gerais, distante cerca de 344 km de Belo Horizonte, encontra-se um dos mais impressionantes patrimônios naturais de Minas Gerais. Esse lugar, formado por três ribeirões, dezoito piscinas naturais, oito cachoeiras de águas límpidas é o Paraíso Perdido, um dos mais importantes complexos turísticos de Minas Gerais. Lugar ideal para quem busca além de sossego, convívio com a natureza, tranquilidade ou até para aqueles que gostam de esportes radicais e aventuras. (fotografia acima de @perciopasseioscapitolio)
O Paraíso Perdido é para todos os gostos. O nome combina com o lugar. Para chegar até o Paraíso Perdido o caminho é longo e sinuoso, em estrada de terra bruta, mas valerá a pena. Quem “batizou” o lugar com esse nome foram dois aventureiros de Ribeirão Preto há mais de 50 anos.
O título de Paraíso Perdido, já dá uma dica de que a tranquilidade é alcançada após a aventura do caminho: o trajeto sinuoso com uma estrada estreita de terra leva a uma região isolada de cerrado com as mesmas características da Serra da Canastra. (foto acima de @percio_passeioscapitolio)
O nome, na verdade, foi dado quase por acidente por dois aventureiros ribeirão-pretanos há cerca de 50 anos. Estavam os dois de motocicleta e resolveram se aventurar pelas trilhas da região, mesmo tarde e temendo não saberem o caminho de volta. Um queria voltar, o outro, queria continuar e ao ouvirem o barulho de água, foram até onde estava o barulho e se depararam com uma beleza que eles nunca tinham visto na vida. Um falou “Isso é um paraíso!”. Já o outro disse “é, mas estamos perdidos”. Assim se popularizou a história de como o Paraíso Perdido foi encontrado. (foto acima de @percio_passeioscapitólio) O local onde está o Paraíso Perdido, é uma propriedade particular que conta com comida caseira, área para camping com pias, churrasqueiras, mesas e banheiros com chuveiros de água quente. É tudo bem organizado, em completa harmonia e respeito para com a natureza. (foto abaixo de @percio_passeioscapitolio)
Os visitantes que gostam de aventuras podem praticar rapel, canyoning e tirolesa. Já os que gostam de sossego, basta estar no local, sentir a energia do Paraíso Perdido e vivenciar plenamente de um dos mais espetaculares lugares naturais de Minas Gerais.
Pra chegar a São João Batista do Glória MG, onde está o Paraíso Perdido:– Do Rio de Janeiro: Pegue a BR-116, a BR-459 até o trevo, entre na BR-265 até São João Batista do Glória. São 640 km
– De São Paulo até São João Batista do Glória MG, siga pela Rodovia BR-050, são 440 km. Outro caminho é pela BR-364, com trajeto de 500 km.
– De Belo Horizonte para São João Batista do Glória são 340 km, com acesso via BR-381, entrando na MG-050.
Chegando na cidade, o visitante tem a opção de contar com o apoio de diversos guias de turismo, alguns equipados com veículos 4×4, adequado para fazer o trajeto pelas estradas rurais do município.Onde ficar, onde comer em São João Batista do Glória? Uma boa dica é no Cantinho de Minas, que além de ser uma ótima hospedagem, é um bar e restaurante, além de ser produzido artesanalmente no local, carne na lata, queijos, doces e quitandas mineiras. (foto acima de @percio_passeioscapitolio) O contato é com a Aline Marques pelo telefone: 35 98416 1613 ou por e-mail: [email protected]
Por Arnaldo Silva: