27 de abril de 2024 22:45

7 cidades para conhecer no sul de Minas Gerais

“Minas Gerais é um estado de espírito”, é o que dizem por aí. E de fato, as cidades do sul de Minas Gerais são um convite ao descanso e lazer, seja pelas belezas naturais, pelo valor histórico ou pela gastronomia.
E a mineirada está mesmo associada à comida: é pão de queijo, cachaça, queijos dos mais variados, broa de fubá e aquele “cafezin”. Sem falar naquela prosa a qualquer hora do dia. Não dá pra resistir, né?!

As cidades do sul de Minas Gerais guardam um charme especial, um jeitinho gracioso de levar a vida em meio a serras, montanhas, águas medicinais, queijos, cavalos e cachoeiras, muitas cachoeiras!
Se você pensa em visitar o estado, precisa conferir nossas dicas de cidadezinhas mineiras cheias de encanto, o tipo de turismo que oferecem e, quem sabe, conciliar a visita a mais de uma.
Cidades no sul de Minas: 7 destinos imperdíveis para fazer turismo Conheça destinos turísticos para visitar no Sul de Minas Gerais. Veja como chegar, pousadas e o que fazer em cada um.

  1. Caxambu
  2. São Lourenço
  3. Cruzília
  4. Baependi
  5. Carrancas
  6. São Thomé das Letras
  7. Aiuruoca

Cidades para conhecer no sul de Minas Gerais:

Caxambu

Caxambu, uma das cidades co Circuito das Águas
Balneário hidroterápico no Parque das Águas

Caxambu é uma das cidades que fazem parte do Circuito das Águas em Minas Gerais.
É conhecida como um dos maiores complexos hidrominerais do mundo e suas águas têm, comprovadamente, propriedades medicinais. O parque da águas é o principal atrativo da cidade que fica na rota do Caminho Velho da Estrada Real.
Caxambu é o lugar ideal para quem busca paz e sossego para passear com a família. Confira como chegar, veja informações úteis e dicas do que fazer e visitar.

São Lourenço

São Lourenço também está na rota do Circuito das Águas e é uma das cidades mais visitadas do sul de Minas Gerais.
É cercada pela Serra da Mantiqueira e tem o Parque das Águas como cartão-postal. O Parque tem 490 mil m², com área para toda a família, crianças, idosos.
A cidade tem uma ampla rede hoteleira que recebe turistas de todo o mundo, seja a procura de suas fontes de águas medicinais, em busca de dias tranquilos, curtindo um friozinho de serra ou aproveitando os vários eventos culturais que rolam durante todo o ano.
Descubra tudo que o parque oferece aos visitantes.

Cruzília

Diferente das vizinhas ao redor, Cruzília não é uma das cidades turísticas mais conhecidas de Minas.
Lá, os grandes atrativos são os queijos premiados (e maravilhosos!) e a criação do cavalo Mangalarga Marchador, uma das raças mais nobres do mundo. A cidade abriga um museu dedicado à história da criação dos cavalos na cidade, berço da raça no país.
Sobre os queijos? Ah, só de falar já dá água na boca. Os laticínios de Cruzília são famosos em todo o Brasil pela fabricação de queijos especiais.
Quatro deles são os campeões em feiras espalhadas pelo país. Se você for conhecer Cruzília, com certeza vai sair com as sacolas cheias e com muita vontade de voltar.
Confira abaixo tudo que tem no museu e quais queijos são produzidos nessa cidade do Caminho Velho da Estrada Real.

Principais Atrações: Museu Mangalarga Marchador, Empório Laticínios Cruzília, Matriz São Sebastião, Fazenda São Pedro, Mirante e Monumento Santa Cruz, entre outros.

Baependi

Também no Caminho Velho da Estrada Real, em Baependi, além da religiosidade, ainda é possível encontrar boa comida e várias cachoeiras.
A religiosidade vem do Santuário de Nhá Chica, que ganhou esse nome após a beatificação de Francisca Paula de Jesus, em 2013. A missionária viveu na cidade e foi considerada a “mãe dos pobres” em Baependi e região.
Além da Igreja, que guarda os restos mortais da beata, também existe um museu na casinha simples onde ela vivia e onde é possível saber mais sobre a história de Nhá Chica.
Já as cachoeiras estão ao redor da cidade e atraem ecoturistas interessados em praticar canyoning, rapel, isso sem falar nas trilhas e picos para quem gosta de caminhadas, cavalgadas, montanhismo e escaladas.
Confira algumas cachoeiras da cidade que valem a pena a visita e outras dicas do que fazer lá.

Principais Atrações: Santuário Nhá Chica, cachoeira do Espraiado, cachoeira da Juju, cachoeira do Gamarra, entre outras.

Carrancas

Você gosta de trilhas, aventuras, cachoeiras? Então vai adorar Carrancas.
O destino no sul de Minas com cerca de 4 mil habitantes tem ar bucólico do interior e ecoturismo pulsante. É uma das nossas cidades preferidas no Sul de Minas.
As dezenas de cachoeiras ao redor da cidade levam turistas de várias partes do mundo em busca de contato com
a natureza e diversão em meio a paisagens incríveis.
Dá para passear com a família, aproveitar com os amigos ou fazer aquele programinha de casal, já que Carrancas
oferece uma boa carta de restaurantes e eventos ligados à gastronomia.
Isso sem falar naquele friozinho charmoso da serra da Mantiqueira.
Descubra os complexos de cachoeiras nessa deliciosa cidade do sul de Minas Gerais.

Principais Atrações: Complexo da Toca e suas cachoeiras, como o Poço do Coração, Complexo da Zilda e suas cachoeiras, Complexo da Ponte, Complexo da Vargem Grande, e suas cachoeiras, como a das Esmeraldas, Complexo Tira Prosa e suas cachoeiras, entre outras.

São Thomé das Letras

“Tem que ver pra crer”, já dizia um antigo samba enredo. São Thomé é dessas cidades em que você só acredita vendo.
As cachoeiras e o misticismo são o ponto alto dessa cidade no sul de Minas Gerais, que é cercada por várias comunidades autossustentáveis e que cultuam a natureza.
A arquitetura da cidade, toda feita de pedras, impressiona os turistas mais desavisados e encanta quem busca o sossego da “montanha mágica”.
Durante o ano, São Thomé comemora dois principais eventos que deixam a montanha movimentada: a festa da cidade, em agosto, e o réveillon.
Mas a nossa dica é fugir dos feriadões, já que a cidade vem sendo muito procurada nos últimos anos e suas ruazinhas estreitas quase não dão conta de tantas pessoas.
Olha só as cachoeiras, grutas e atrativos da região de São Thomé.

Principais Atrações: Pirâmide, Pedra da Bruxa, Ladeira do Amendoim, cachoeira Véu da Noiva, cachoeira Paraíso, cachoeiras Eubiose, do Flávio, Vale das Borboletas, Antares, Gruta do Labirinto, Gruta do Sobradinho, entre outras.

Aiuruoca

Simplicidade, acolhimento e gratidão, palavras que descrevem muito bem Aiuruoca, uma das nossas preferidas entre as cidades do sul de Minas para visitar.
Com cerca de 6 mil habitantes, o destino é a porta de entrada para o Pico do Papagaio, uma formação rochosa com 2.105 metros de altitude.
O mar de morros é o principal atrativo da cidade, que também é cheia de cachoeiras e casa do Vale do Matutu, uma APA (área de proteção ambiental) onde os moradores vivem em perfeita harmonia com a natureza.
Uma delícia de lugar para relaxar e esquecer dos problemas, definitivamente.
Descubra algumas experiências incríveis para viver lá, como chegar, quais cachoeiras visitar e muito mais.

Principais Atrações: Vale do Matutu, cachoeira dos Garcias, Pico do Papagaio, cachoeira das Fadas, cachoeira do Fundo, cachoeira dos Macacos, cachoeira Deus me livre, entre outras.

FONTE VIDA SEM PAREDES

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade