19 de abril de 2024 04:56

5 cidades mineiras para visitar em 2022

Minas Gerais é um estado incrível para fazer turismo! Viajantes encontram um pouco de tudo no local: cidades históricas recheadas de pontos turísticos interessantes, contato abundante com a natureza e gastronomia saborosa. Com tanta diversidade, é possível montar um itinerário completo de destinos mineiros com base em diferentes perfis de viajantes.

Quem gosta de fazer trilhas e nadar em cachoeiras vai adorar os locais voltados ao ecoturismo. Já quem se interessa por urbanização, mas também busca um ritmo menos acelerado do que os encontrados em grandes destinos turísticos, vai gostar das cidades históricas.

Aliás, uma maneira de visitar os principais destinos turísticos de Minas Gerais é ficar de olho em pacotes 2022 e em passagens aéreas em promoção relâmpago, os quais volta e meia são ofertados por agências de viagem e as principais companhias aéreas do Brasil.

Em seguida, confira dicas de cinco cidades mineiras para conhecer ainda em 2022!

Banner Espaçamento

Cidades mineiras para visitar


1 – Carrancas

Carrancas é o destino mineiro selecionado para abrir essa lista. Isso porque o potencial turístico dessa cidadezinha de apenas 4 mil habitantes não costuma ser considerado. O local é rico em paisagens naturais, como cachoeiras e grutas.

Na verdade, o destino já tem mais de 70 quedas d’água catalogadas! São tantas quedas d’água que foi necessário dividi-las em “complexos” para facilitar a visitação e a conservação do meio ambiente. Viajantes têm muitas opções de passeios à disposição, como o Complexo da PonteComplexo da ZildaComplexo da Fumaça e Complexo da Toca, entre outros.

Algumas cachoeiras, como a Cachoeira do Moinho, do Complexo da Ponte, possuem poços de águas cristalinas e calmas, perfeitas para um banho relaxante!


2 – Tiradentes

Tiradentes está entre os destinos mais populares de Minas Gerais. Os casarões coloniais, as ruas de pedras e as igrejas, cercadas por muito verde, encantam turistas. A vida noturna acontece no Largo das Forras, onde bares e restaurantes atraem a atenção tanto pelo aroma das refeições quanto pelo ambiente aconchegante.

Igreja Matriz de Santo Antônio se destaca entre os pontos turísticos do centro histórico de Tiradentes por sua imponente presença no topo da colina. Viajantes têm uma vista bacana da cidade e da Serra de São José, a qual cerca todo o perímetro da cidade. Ela também é uma das igrejas nacionais com maior número de decorações em ouro do país. Vale a pena entrar e tirar fotos do belo interior da igreja.

Tiradentes é um destino mineiro popular, por isso, passagens aéreas promocionais para o destino quase sempre podem ser encontradas nos sites das companhias aéreas, como é o caso da GOL passagens.


3 – Serra do Cipó

A somente 100 km de Belo Horizonte fica a Serra do Cipó, um destino popular por conta de suas cachoeiras. Alguns ainda arriscam dizer que são as “cachoeiras mais bonitas do estado”. Elas são acessíveis após alguns quilômetros de caminhada e, para quem gosta de ecoturismo, o esforço para chegar até elas definitivamente vale a pena!

Algumas cachoeiras, como o Véu da Noiva, possuem área de camping para pernoitar e aprofundar o contato com a natureza. A Cachoeira Grande também merece uma visita dado que é uma das mais bonitas da região.

Além das cachoeiras, viajantes encontram local próprio para trekking e pedal no Vale do Travessão. Sendo assim, este é um destino para quem gosta de esportes de aventura e tem condicionamento físico para encarar longas trilhas.


4 – Sabará

Sabará é uma cidadezinha de mais de 300 anos de história cheia de casarões e igrejas. Viajantes encontram construções históricas por toda a parte, desde atrativos turísticos, como museus e teatros, até chafarizes e residências. O distrito de Pompeu reúne restaurantes de comida caseira, feita no fogão a lenha.

Muitos turistas costumam visitar a cidade na Semana Santa devido ao forte turismo religioso presente no destino. Missas, procissões e vigílias são efetuadas ao longo da semana, bem como celebrações emocionantes. As igrejas Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora do Rosário se destacam entre as demais por exibirem múltiplos trabalhos do Aleijadinho.


5 – Ouro Preto

Um destino mineiro que sempre é alvo de promoções de viagem, como as ofertas VoeGOL, é Ouro Preto. Situada entre montanhas, a cidadezinha de construções brancas com prédios avermelhados desperta o interesse de turistas de todo o país.

Períodos de feriado, como o Carnaval e o Réveillon, costumam ser lotados. Isso porque Ouro Preto conta com uma vila universitária movimentada e dezenas de outros universitários se deslocam até o local para celebrar as datas comemorativas com grandes festas. Por isso, se você não é fã de agito e quer fazer uma viagem mais tranquila para apreciar a beleza do local, escolha viajar em outras datas.


Quer viajar para Minas Gerais?

A dica para interessados em conhecer este estado rico em cultura, história e natureza é sempre procurar por passagens aéreas e acomodações com antecedência. Quanto mais cedo você se planejar para viajar, mais fácil será encontrar promoções de companhias aéreas, como a promoção LATAM, e de agências de viagens.

Para facilitar um pouco mais a sua busca por oportunidades de viajar, ainda mais considerando a elevação dos preços das passagens devido ao encarecimento do combustível de aviação, viajantes podem recorrer à ajuda de plataformas como a da 123 milhas, onde os valores são mais em conta.

Foto Destaque: Adobe Stock
Foto Destaque – Legenda: Tiradentes/MG

FONTE SABOR A VIDA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade