20 de abril de 2024 09:44

SHOW: Giancarlo Borba lança “Por onde Vamos”. Sábado dia 14/05, às 18 horas, na Pousada Verde Folhas – Casa Branca, Brumadinho, MG. 

Giancarlo Borba, gaúcho, morador de Moeda, MG, músico multi-instrumentista, está lançando novo álbum: “Por onde Vamos”. As canções remetem a reflexões poéticas sobre crises sociais, políticas e ambientais e abraçam histórias de reivindicações pela terra. O show com composições inéditas, contará com participação de músicos parceiros e lideranças indígenas. A renda da bilheteria será revertida para apoio à retomadas indígenas Kamakã Mongoió e Xucuru Kariri presentes na região. Uma das canções do álbum está na trilha sonora do longa-metragem recém-lançado, pelo diretor Sílvio Tendler, o filme “A Bolsa ou a Vida”.

Uma trajetória de Lutas & Luz

Em tempos em que discursos de ódio tentam calar vozes e ameaçam a democracia, “Por onde vamos” parece ecoar mais forte e necessário, e é com essa poética que Giancarlo Borba abraça histórias de reivindicações pela terra, como um manifesto sonoro pelo respeito à dignidade da vida.

Gaúcho radicado em Minas nasceu na cidade de Herval, interior do Rio Grande do Sul. Passou a maior parte de sua infância no interior do estado, onde levou uma vida simples morando numa velha Estação de Trem. Naquela região, iniciou na adolescência sua trajetória na música, cantando e tocando violão à luz do lampião, nos “bailes de campanha”, em lugares onde a energia elétrica ainda nem havia chegado. Foi também durante esse período que conheceu os primeiros assentamentos da reforma agrária, o que acabou refletindo em seu fazer musical, profundas leituras sobre questões sociais conectadas à terra. Anos mais tarde, essas vivências seriam aprofundadas com o então professor de filosofia Osmar Hences, com quem dividiu parceria de todas as músicas de seu primeiro álbum, Milongador.

De lá pra cá foram muitas caminhadas, dentre elas a dedicação ao curso de música, o lançamento do seu primeiro álbum, que foi indicado ao Prêmio Açorianos, a participação em projetos coletivos de música no Brasil e América Latina, a atuação como ambientalista e arte-educador, somando-se mais de 25 anos de estrada. Essas janelas de mundo também ampliaram a expressão e a percepção musical do artista.

“Por onde Vamos”, segundo álbum.

Com ilustrações primorosas, “Por onde Vamos” reflete as andanças do músico pelo Brasil e América Latina.

Se no primeiro trabalho cantou uma sonoridade que refletia o sul do sul, quando nunca havia saído da região, este segundo álbum reflete as andanças do músico, que nos últimos anos viajou pelo Brasil e vários países da América Latina. Destas viagens e experiências surgiram novas parcerias, que se traduziram em uma linguagem sonora diferente, com sonoridades de um país continente vivo e presente em uma América Latina colorida e diversa. Para o artista, seu novo som expressa uma espécie de música folk brasileira – latino-americana, com raízes na música do sul.

Local

  • Pousada Verde Folhas
  • Rua Alameda Jacarandá, 170, Recanto da Aldeia, Brumadinho, MG
  • Pé de Pequi Produções Culturais – Informações: 31 99973.7653
  • Produção musical assinada pelo cantautor, e direção artística de Sol Bueno.
  • Apoio: Lei Aldir Blanc, importante conquista da classe trabalhadora da arte e da cultura.
  • Data: 14/05/2022 – 18 horas

Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br/show-de-lancamento-do-album-por-onde-vamos-de-giancarlo-borba__1567421

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade