Segundo informações do Governo do estado, mais de mil cartões carregados com novo auxílio foram entregues no último final de semana
O Governo do estado do Rio de Janeiro já iniciou o processo de entrega dos cartões de um novo Auxílio Emergencial. O benefício é pago para pessoas que moram em regiões fortemente atingidas pelas chuvas nas últimas semanas. O projeto prevê que as famílias usem o saldo para a compra de itens de reconstrução.
A primeira remessa de entrega aconteceu neste sábado (14). Segundo o governo estadual, pouco mais de mil famílias receberam os cartões já carregados com o valor de R$ 3 mil. As autoridades decidiram atender neste primeiro momento, pessoas que moram nos municípios de Belford Roxo e também de Mesquita, ambos estão localizados na Baixada Fluminense.
Estas cidades foram fortemente atingidas por enchentes, deslizamentos, desabamentos e/ou incêndios. Assim, várias famílias da região perderam muitos bens, como a casa ou ao menos a mobília. Com o dinheiro, o objetivo é que elas passem a ter a possibilidade de recuperar uma parte do que foi perdido nos desastres.
“Estamos ajudando a reconstruir vidas e histórias de famílias que perderam tudo durante os temporais deste ano. Com o Recomeçar (nome do novo auxílio), os cidadãos podem comprar novos móveis e eletrodomésticos, além de materiais de construção. Estamos investindo em ações que garantam os direitos básicos dos cidadãos fluminenses”, afirmou o governador Cláudio Castro.
O cidadão somente poderá receber o benefício caso a sua cidade tenha entrado oficialmente no sistema de calamidade pública ou de emergência definida pela Defesa Civil local. Municípios como Petrópolis, Nova Iguaçu e Magé, por exemplo, também poderão receber o saldo de R$ 3 mil do Governo do estado.
Quantos poderão receber?
Autoridades governamentais do Rio de Janeiro não fecharam um número exato de usuários com direito ao recebimento do Auxílio Emergencial estadual. De toda forma, estima-se que pouco mais de 20 mil famílias receberão o benefício.
São cidadãos distribuídos em 26 municípios da região fluminense. Como dito, todos eles registraram desastres naturais desde o início deste ano. Estima-se que mais de 200 pessoas tenham morrido nos últimos meses nestas regiões.
Quem pode receber o Auxílio?
Segundo informações do Governo Federal, para receber o benefício é preciso ter cadastro ativo e atualizado no sistema do Cadúnico. O processo de seleção é de responsabilidade das prefeituras.
Logo depois da seleção, a prefeitura precisa enviar a lista com os nomes dos selecionados para o Governo do estado do Rio de Janeiro. Para saber como o processo funciona em seu município, é importante entrar em contato com a sua prefeitura.
O uso do dinheiro
O Governo do estado explica que o Auxílio Emergencial Recomeçar é pago pelo Banco do Brasil e pode ser utilizado para compras em lojas que permitem a comercialização dos itens previstos no programa. Não há possibilidade de saque.
O saldo do cartão somente estará disponível para uso após sete dias da entrega. Quem recebeu o dispositivo nesta semana, por exemplo, só poderá realizar as compras a partir do final desta semana. O processo de entrega dos cartões também é de responsabilidade dos municípios.
FONTE NOTICIAS CONCURSOS