24 de abril de 2024 08:36

Festival da Quitanda volta com total sucesso e público de mais de 10 mil pessoas

Sabores, quitutes, amor e muita alegria. Assim foi comemorado nos dias 13, 14 e 15 de maio o 20º Festival da Quitanda de Congonhas, um dos eventos mais tradicionais do nosso município, resgatando e preservando a arte de fazer quitandas, os costumes e a cultura de nossa Minas Gerais

O evento, realizado pela Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Eventos (Seculte) em parceria com diversas secretarias, reuniu na sexta (13) e sábado (14), diversas atrações musicais como Falabellas, Alan e Alex, Carpiah e Lô Borges. Toda a estrutura de palco, som, luzes deixaram a população e visitantes surpreendidos com a organização e o encanto das barracas e diversidades de caldos que foram servidos durante as duas noites do Festival.

No domingo, o Festival da Quitanda começou a movimentar cedo a Romaria. Mais de 70 quitandeiras puderam compartilhar suas delícias com a grande população presente em stands decorados. Além de Congonhas, vários locais como Sabará, São Brás do Suaçuí, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Itabirito, Nova Lima, Piranga, Itaverava, Entre Rios, São Gonçalo do Rio abaixo, Santa Bárbara do Tugúrio e Lagoa Dourada participaram do evento.

Durante o Festival foi distribuído gratuitamente aos visitantes quitanda típica da região: o cubu (broa de fubá de milho enrolada na folha de bananeira) e o chá de Congonha (tipo de erva mate muito comum na região e que deu origem o nome da cidade).

Para o Prefeito da cidade, Dr. Cláudio Antônio de Souza, “estamos realizando a 20ª edição do tradicional Festival da Quitanda, ressaltando e preservando a culinária mineira que já demonstrou fortemente a importância do resgate da história local, além do aumento da renda familiar como oportunidade para aquelas famílias continuarem a produção das tão famosas quitandas”, ressalta.

Além dos quitutes, o domingo na Romaria foi recheado de atrações com os shows de artistas locais e regionais, como a banda Viola ao Vento, Chico Lobo e fechando o Festival Saulo Laranjeira. O resgaste da cultura por meio do som forte da viola animou toda a população presente.

Como incentivo ao trabalho dos expositores, a Seculte emitiu certificados de participação, e premiações em várias categorias:

“Melhor Stand” para o stand com decoração mais bonita:

Lílian Betânia de Souza Costa – Com açúcar e com afeto – Congonhas

“Comércio Especializado” para a melhor quitanda de padarias, confeitarias e supermercados participantes:

1º lugar: Gabriela Palmieri – Queijadinha cremosa de doce leite – Congonhas

2º lugar: Rocambole de doce leite com abacaxi e pimenta – Lagoa Dourada

“Quitanda Regional” para a melhor quitanda das demais cidades participantes:

1º lugar: Vanessa Santana de Mello – Pastel de angú com recheio de jiló com torresmo – Itabirito

2º lugar: Maria Aparecida de Souza – Queca – Nova Lima

“Quitanda Prata da Casa” para a melhor quitanda da cidade de Congonhas:

1º lugar: Grupo de Escoteiros Cidade dos Profetas – Bolo de pamonha – Congonhas

2º lugar: Geralda Clodomiro Castro – Pastel de angú com recheio de torresmo e ora-pro-nóbis – Congonhas

O Festival da Quitanda tem sido um grande sucesso, pois conta com um público de aproximadamente 10.000 (dez mil pessoas), dentre eles: moradores da cidade, da região, turistas e visitantes. Além de saborear o gosto especial das deliciosas quitandas caseiras, num cenário que recria a atmosfera das fazendas do interior, o público revive o tempo de prosear, sentir o gostinho do café moído na hora, tudo isso, ao som da boa música de viola e causos regionais apresentados pelos artistas populares de Congonhas e cidades vizinhas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade