27 de abril de 2024 14:30

ID Jovem: saiba quem tem direito e como obter a carteirinha em 2022

A ID Jovem é um programa de benefícios para jovens em situação de baixa renda, garantindo acesso à meia-entrada.

A Identidade Jovem, conhecida comoID Jovem, é um programa de benefícios oferecidos pelo Governo Federal para jovens de baixa renda. Por meio deste documento, é possível obter meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas e descontos exclusivos no transporte coletivo.

Conforme programa do Estatuto da Juventude, previsto na Lei nº 12.852, de 2013, e lançamento em março de 2016, a ID Jovem permite isenção da taxa de emissão da carteira estudantil. Hoje, esse programa é de responsabilidade do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e atende mais de 260 mil jovens todos os meses.

Quais os requisitos para adquirir a ID Jovem?

O serviço atende mais de 2 milhões de jovens que se encontram em situação de baixa renda. Contudo, há pré-requisitos para ser elegível à ID Jovem, confira-os:

  • Inscrição no Cadastro Único, desde que as informações estejam atualizadas há pelo menos dois anos e número do NIS ativo;
  • Renda familiar mensal, por indivíduo, de até dois salários mínimos;
  • Ter idade entre 15 e 29 anos, mesmo não sendo estudante.

Como o benefício é destinado a jovens estudantes e não estudantes, a ID Jovem se difere do Documento Nacional Estudantil porque não exigir que o solicitante esteja matriculado em instituição de ensino.

Para participar do programa, é preciso realizar o cadastro no aplicativo, disponível para celular Android ou iOS, informando dados pessoais, como nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

Ademais, para garantir acesso ao benefício é importante apresentar o documento de identidade com foto. Em caso de dúvidas, acesse este endereço eletrônico.

Confira o aplicativo do ID Jovem

No mês de novembro de 2021, o aplicativo da ID Jovem passou por atualizações com novas funções. Atualmente, a última versão possui espaço para notícias e dados sobre cursos de capacitação e informativos sobre políticas públicas para o público jovem em situação de baixa renda.

Além disso, a atualização garante ao usuário armazenar mais de uma carteirinha por aparelho e realizar atualização de foto sem submeter os dados para análise. A partir da versão digital, o jovem pode gerar um QR Code para conferir a autenticidade do documento sem precisar apresentar outras modalidades de comprovação da identidade.

FONTE CONCURSOS NO BRASIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade