×

Cidades da região são alvos de mega operação de combate a crime organizado

O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado em conjunto com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e a Polícia Rodoviária Federal deflagou nesta manhã de sexta-feira (20) na cidade de Juiz de Fora/ MG, Lima Duarte, Bias Fortes/MG e na cidade de Duque de Caxias/RJ a Operação denominada “ Angry Bird”.

Os alvos da operação são acusados de integrar organização criminosa (art.2º, caput da Lei 12.850/2013) voltada para a prática dos crimes de tráfico interestadual de animais silvestres (art. 29, §§ 4º e 5º da Lei 9.605/1998), maus tratos de animais (art. 32, §2º, da Lei 9.605/1998), lavagem de dinheiro (Lei 9.613/1998) e comércio irregular de arma de fogo (art. 17 da Lei 10.826/2003).

As investigações comprovaram que os animais são capturados, por caçadores profissionais, em diversos municípios da Zona da Mata Mineira e no Campo das Vertentes ( Piranga, Presidente Bernardes e Porto Firme) e, em seguida, entregues para os traficantes, quem os comercializa com outros traficantes dos municípios de Duque de Caxias, Petrópolis e São Gonçalo, onde são vendidos em feiras livres.

A prática criminosa gera elevada lucratividade para os traficantes iniciais e secundários, que ocultam os recursos por meio da aquisição de veículos e imóveis. Além disso, ficou comprovado que a organização criminosa também participa do comércio de armas de fogo, as quais são utilizadas como moeda de troca no comércio clandestino.

Todos os alvos foram denunciados pelo Ministério Público de Minas Gerais e se transformaram em réus em um processo na 3ª Vara Criminal da comarca de Barbacena, que expediu 13 mandados de prisão e de busca e apreensão, os quais estão sendo cumpridos, de maneira concomitante, nas cidades de Juiz de Fora, Lima Duarte, Bias Fortes e Duque de Caxias/RJ.

A operação desta sexta-feira contou com a participação de Policiais Militares do BPM MAMB, Policiais do Comando de Operações Especiais de MG e RJ da PRF, Grupo de Patrulhamento Tático das Delegacias PRF de Juiz de Fora e Petrópolis/RJ, Grupo de Fiscalização de Transporte de Delegacia PRF de Juiz de Fora, Policiais Civis de MG e Policiais Penais de MG, além de 02 veterinários do MPMG, 01 veterinário do IEF/CETAS, além dos Promotores de Justiça e agentes do GAECO.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp