A inteligência emocional também é uma habilidade adquirida e aperfeiçoada ao longo da vida, mas existem alguns padrões de comportamento que comprovam essa qualidade.
A inteligência emocional é um conceito desenvolvido pela Psicologia que designa a capacidade do ser humano de navegar pelas emoções. Desse modo, representa a habilidade de compreender, entender, controlar e manejar os sentimentos, emoções e reações, tanto as pessoais quanto as de outras pessoas.
Segundo a psicóloga hospitalar Ketlin Monteiro, a inteligência emocional busca ampliar a concepção do que é entendido como inteligência ao incluir aspectos relacionados às emoções. “Este domínio da inteligência tem a ver com a interação entre as emoções e as cognições, englobando a capacidade de percepção e controle emocional de si e dos outros”, explica.
Apesar das diferentes formas com que se manifesta, existem alguns padrões de comportamento entre as pessoas emocionalmente inteligentes. Confira-os a seguir.
5 sinais que você é uma pessoa emocionalmente inteligente
1) Possui um amplo nível de autoconhecimento de autoconfiança
De acordo com a psicóloga Ketlin Monteiro, a inteligência emocional possibilita o desenvolvimento de competências indispensáveis nos relacionamentos interpessoais. “O autoconhecimento é a base da inteligência emocional, de modo que conhecer, perceber, nomear e saber expressar as próprias emoções a nível pessoal é fundamental para que se possa utilizar a inteligência emocional como um recurso pessoal nas relações sociais”, explica.
Neste sentido, um dos principais sinais dessa qualidade na prática emocional decorre justamente de conhecer a si mesmo. Uma pessoa emocionalmente inteligente entende seus sentimentos, pensamentos e ações porque possui um nível amplo de conexão pessoal e autoconhecimento.
2) Age com controle e calma
Porque entendem como esses processos emocionais acontecem em si mesmo, as pessoas emocionalmente inteligentes conseguem navegar por diferentes situações, antecipando reações e agindo com maior calma.
Como consequência, se apresentam ao mundo como pessoas controladas, calmas e até mesmo calculistas em alguns momentos, pois agem primeiro com a observação.
3) É motivado
As pessoas emocionalmente inteligentes conseguem se motivar e manter essa condição por um longo período, também influenciando outras pessoas e espaços.
Sobretudo, isso não quer dizer que esses indivíduos não têm dias difíceis ou momentos de frustração, mas sim que conseguem manter o foco no objetivo final.
No geral, agem como influenciadores sem precisar necessariamente de grandes discursos, mas mantendo a atitude positiva e a concentração. Por isso, enfrentam os desafios, falhas e erros com tranquilidade, pois interpretam cada tropeço como uma etapa no processo.
4) É sensível aos sentimentos de outras pessoas e age com empatia
Como consequência desse alto nível de conhecimento emocional e também de autocontrole, uma pessoa emocionalmente inteligente consegue agir de maneira sensível aos sentimentos de outras pessoas, partindo de um espaço de empatia.
Segundo a psicóloga Ketlin Monteiro, essa habilidade refere-se à capacidade de reconhecer as emoções nas outras pessoas. Deste modo, uma pessoa emocionalmente inteligente consegue resolver conflitos com mais facilidade, sendo também um excelente ouvinte e aconselhador.
Acima de tudo, busca uma perspectiva mais ampla, agindo com a mente aberta e com flexibilidade para acessar outros pontos de vista antes de tomar decisões ou manifestar sua opinião.
5) Mantém bons relacionamentos
Também relacionado à sensibilidade e à empatia, as pessoas emocionalmente inteligentes mantêm poucos, mas valiosos relacionamentos interpessoais.
Além disso, conseguem fazer amizade com tranquilidade, pois se adaptam aos círculos sociais e às pessoas com facilidade, entendendo o que sentem e o que esperam dos outros.
FONTE: CONCURSOS NO BRASIL