Atendimentos foram retomados na última segunda-feira (23).
Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), após quase dois meses, encerraram a greve após firmarem um acordo com o governo federal e na última segunda-feira (23) os atendimentos aos beneficiários foram retomados.
Reposição
Após reunião entre José Carlos Oliveira, ministro do Trabalho e Previdência e a Associação Nacional dos Peritos Federais, na última sexta-feira (20), foi feito o anúncio do fim da greve.
Os servidores se comprometeram a fazer a reposição dos 52 dias em que ficaram parados e a trabalhar com o intuito de diminuir o estoque de perícias não efetuadas durante a paralisação.
Atendimento das reivindicações
O acordo foi comemorado pela categoria, pois resultou no atendimento de 18 itens que estavam sendo reivindicados.
O vice-presidente da associação, Francisco Eduardo Cardoso, em transmissão via internet, explicou o que ficou acordado em relação ao reajuste salarial.
“A questão do aumento tem uma condicionante: se o governo for dar aumento linear para todas as carreiras do serviço público federal, sem nenhuma exceção, a gente, obviamente, vai entrar nesse aumento linear. Porém, se o governo quiser privilegiar uma ou outra carreira, que seja, automaticamente nós vamos entrar nos 19,9% [de reajuste]”, explicou Cardoso.
Volta do atendimento ao público
Com o objetivo de reduzir a fila de exames periciais que já estavam agendados, foi estabelecido que serão realizados até 12 atendimentos por profissional diariamente. Contudo, segundo a lei de 2019, os médicos que ultrapassarem esse número, receberão R$ 61,72 por perícia extraordinária.
Para compensar os dias não trabalhados, os servidores terão 8 meses, podendo ser de modo presencial ou remoto.
Como agendar ou remarcar a perícia médica do INSS?
Para realizar o agendamento ou remarcação da perícia médica do INSS é necessário seguir a instrução abaixo:
- Acessar o site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
- Clicar em “Agendar Perícia”
- Clicar em “Novo Requerimento”;
- Escolher entre “Perícia Inicial” caso seja a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” caso já receba o benefício;
- Seguir as orientações indicadas;
- Informar os dados para concluir o seu pedido.
FONTE: SEU CREDITO DIGITAL