19 de abril de 2024 07:25

Promotor instaura inquérito para apurar intervenção em casarão histórico

No domingo (22) Lafaiete (MG) foi tomada de surpresa e espanto com a tentativa de intervenção de um casarão histórico, com estilo de época eclético, situado na esquina entre as Ruas Horácio de Queiróz e Afonso Pena, local popularmente falado como “quatro cantos”.

Os operários cercaram o imóvel e iniciaram pela parte superior do exemplar do século XIX, mas após denúncia, foram impedidos pelos fiscais da prefeitura de continuar a obra de de um valioso bem cultural. A Guarda Municipal e Polícia Militar estiveram no local.

Mesmo não sendo tombado, a possível demolição do bem deveria ser aprovada pela prefeitura e pelo Conselho de Patrimônio Histórico.

Segundo o Promotor Glauco Peregrino, Curador do Patrimônio Histórico, foi determinado o embargo administrativo da obra, visto que não contava com alvará e nem parecer favorável do COMPHIC. 

Segundo ele, também foi instaurado inquérito civil pelo Ministério Público e os responsáveis foram notificados para comparecimento à Promotoria de Justiça. 

Leia mais:

https://correiodeminas.com.br/2022/05/22/prefeitura-de-lafaiete-suspende-demolicao-de-casarao-historico-e-salva-memoria-cultural/

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade