20 de abril de 2024 02:08

São Bartolomeu, um dos distritos mais charmosos de Minas Gerais

São Bartolomeu é um daqueles locais turísticos ainda pouco conhecidos, mas que encantam a todos os tipos de visitantes que passam por lá. E não é pra menos. Esse belo distrito da mais famosa cidade histórica de Minas Gerais, Ouro Preto, vem chamando a atenção dos turistas pela sua tranquilidade, pelo aconchego, pela típica e deliciosa comida mineira, além de seus diversos atrativos naturais. Ah, e claro, por sua localização estratégica em meio a diversas cidades turísticas do estado.

Vale ressaltar ainda que seu potencial turístico vem se destacando tão fortemente que, mesmo com seus 730 habitantes, esse distrito está disputando o título de uma das “Melhores Vilas Turísticas do Mundo” através de uma das organizações da ONU. Dá pra imaginar? Pois, bora conhecer um pouco mais sobre esse belo vilarejo e as atrações que você não pode deixar de conferir por lá.

São Bartolomeu (foto: https://www.conhecaminas.com/2019/05/sao-bartolomeu-joia-de-minas-gerais.html)

Como chegar?

Caso o visitante venha de regiões mais distantes e opte pelo transporte aéreo, a melhor opção é pousar no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, mais conhecido como Aeroporto de Confins, que se situa a 136 km do distrito pela BR-356. Já para quem vem de Ouro Preto, a rodovia também é a BR-356, mas o trajeto é bem mais curto, com cerca de 22 km. E para quem vem de Itatiaia, um charmoso distrito da cidade vizinha de Ouro Branco, são cerca de 36 km a serem percorridos pela rodovia MG-129.

O que fazer em São Bartolomeu – MG?

  • Degustar os produtos artesanais – conforme já mencionamos aqui no site, a culinária mineira é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores do Brasil. E, principalmente nos pequenos distritos, onde a comida é tipicamente caseira, é que o visitante tem a oportunidade de conhecer um pouco melhor dessa cozinha inigualável. Desse modo, ao passar por São Bartolomeu, não deixa de conhecer os diversos produtos artesanais elaborados pelos moradores de lá. Ah, e não deixe de degustar as cachaças produzidas na região e também os doces, como as goiabadas, que são outras iguarias bem comuns por lá.São Bartolomeu (foto: https://www.conhecaminas.com/2019/09/sao-bartolomeu-e-igreja-do-sino-mudo.html)
  • Conhecer as Igrejas de São Bartolomeu – se você já conhece Ouro Preto, ou se já pesquisou algumas curiosidades sobre a cidade, deve saber que igrejas não faltam por lá. E, pelo fato de ser um distrito dessa cidade, São Bartolomeu também não foge à regra. Desse modo, não deixe conhecer a bela Matriz de São Bartolomeu e a Capela de Nossa Senhora das Mercês, que são belos espetáculos da arquitetura e da história.
  • Passear pela Estrada Real – lembre-se que, ao visitar o vilarejo, você estará no coração da tão conhecida e amada Estrada Real, um dos melhores roteiros turísticos do estado de Minas Gerais. Desse modo, não deixe de carimbar seu passaporte e de conhecer outros pontos que fazem parte desse roteiro imperdível.
Vielas de São Bartolomeu (foto: https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/sao-bartolomeu-ouro-preto-6579430/photo-3650995)
  • Visitar a Cachoeira São Bartolomeu – outro ponto bem legal e voltado para os amantes do ecoturismo é essa bela cachoeira que conta com 47 metros de altura. Além de uma deliciosa trilha em meio à natureza, o local transmite uma paz inigualável e possui uma beleza ímpar, com seu poço permeado pela vegetação exuberante. Não deixe de conhecer.
  • Conhecer as praias do Rio das Velhas – outra atração bem comum por lá é o Rio das Velhas, com suas águas cristalinas que cortam o distrito, e que formam pequenas praias, que podem até ser ideais para banho. Mas não se preocupe, no passeio, o visitante também pode ficar apenas apreciando a paisagem formada por lá.
Rio das Velhas (foto: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rio_das_Velhas_pr%C3%B3ximo_a_sua_nascente_no_distrito_de_S%C3%A3o_Bartolomeu_em_Ouro_Preto,_Minas_Gerais.jpg)
  • Aproveitar as festas do distrito – outras atrações bem legais de lá são as festas do vilarejo; tais como a Festa da Goiaba, que ocorre normalmente entre abril e maio; o Encontro de Tradições Culinárias em junho e a Festa de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo, que são realizadas em Agosto.

Dicas de hospedagem em São Bartolomeu

  • Pousada São Bartolomeu – R. das Mercês, 20
    Telefone: (31) 3551-0911 – Site
  • Pousada Casa de Zé Fortes – R. Córrego Acima, nº 184
    Telefone: (31) 99545-7317 – Site
  • Pousada Casa Bartô – Rua São Francisco, número 10 – Site
    Telefone: (31) 98528-5844 – Email: casabartocafepouso@gmail.com

FONTE PASSEIOS.ORG

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade