16 de abril de 2024 17:28

Top 12 cidades para conhecer em Minas Gerais

Olá, viajantes! A gente anda viajando muito por este Brasilzão nosso, né? Hoje vamos passear e descobrir as 12 top cidades para conhecer em Minas Gerais.

 Belo Horizonte: 

Vamos começar a lista pela capital mineira. Capital mineira do Pão de Queijo com cafézim, não é mesmo? Gente, BH precisa estar na lista de cidades de todos os brasileiros. É uma cidade old com alma new. Se é que vocês me entendem. Pode até ser uma grande metrópole, com XX habitante,  mas é pequena e espremida, com barzinhos se acumulando pelas calçadas. Com morros inacreditáveis, que você praticamente escala para trocar de bairro. Com uma culinária tão maravilhosa quanto diversificada, que agrada todos os paladares. Belo Horizonte é uma capital que acolhe seus visitantes, mostra um pouco da história do Brasil e prende você pelo estômago. Você sempre vai querer voltar.

 Sabará: 

Bem pertinho de BH, escolha um dia para passar em Sabará. Uma cidade com quase 350 anos, que faz parte da História da Inconfidência Mineira. Uma caminhada pelo centro histórico da cidade leva a construções do século XVIII, com igrejas que hoje se misturam aos tradicionais barzinhos da cidade. Um final de tarde em Sabará vai te transportar do passado ao presente, apreciando a comida de boteco em meio a história ainda viva por lá. Ah, Sabará é conhecida por ser a Terra da Jabuticaba, sediando anualmente o Festival da Jabuticaba. Olha que delícia!

SAbará, uma das cidades para conhecer em minas gerais

 Ouro Preto: 

Nenhuma lista de melhores cidades do Brasil que se preze, pode cometer o erro de deixar Ouro Preto de fora. Sério! A jóia da Inconfidência Mineira é parada obrigatória a todo mundo. Brasileiro ou não. Ouro Preto é história viva, com suas igrejas barrocas e suas marcas da época da extração do Ouro. Você vai percorrer ruas centenárias, com arquitetura preservada, com o que há de melhor em viver a história como se ela estivesse bem aqui, ao lado. Nem parece que 300 anos se passaram. 

Ouro Preto em Minas Gerais

 Mariana: 

Em seguida, a gente emenda com mais história do Brasil, e você já vai em Mariana, que fica coladinha com Ouro Preto. Mariana foi a primeira capital do estado de Minas Gerais e a maior fornecedora de ouro para o Brasil Império. Atualmente ela vive do turismo e da extração de minérios, mas ainda guarda suas preciosidades para quem escolhe passar um dia nesta adorável cidade. Rica em igrejas, com as festas católicas sendo muito fortes, Mariana também vem ganhando espaço no ecoturismo, com os esportes de mountain bike e montanhismo ganhando força.

 Congonhas: 

Sede das maiores obras do famoso escultor brasileiro, o Antônio Franscisco Lisboa, conhecido por Aleijadinho. Congonhas fez sua história também em cima do Ciclo do Ouro, sendo hoje famosas por suas igrejas e sua arte barroca. A igreja do Bom Jesus de Matosinhos foi construída por devoção do minerador Feliciano Mendes, em promessa por uma grave doença. A construção deste santuário, que hoje é Patrimônio Mundial da Unesco, contou também com a arte da pintura de Manoel da Costa Ataíde, além das 66 imagens talhadas em madeira de cedro com figuras da Paixão de Cristo, feitas por Aleijadinho. Os 12 Profetas em pedra sabão também estão ali, segundo especula-se, como forma de homenagear os Inconfidentes.

 Tiradentes: 

Mais uma histórica e linda cidade em Minas. Tiradentes com seus 300 anos é um dos lugares mais visitados do estado. O passeio mais querido por todos é o de Maria Fumaça, até a cidade de São João del Rei. E o chafariz mais famoso da cidade, construído em 1749 para abastecer a vila com água potável, ainda está lá, firme e forte. Ele é um super cartão postal da cidade, que recebe também a Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece anualmente no mês de junho.

Tiradentes em Minas Gerais

 São João Del Rei: 

Vamos falar agora de uma cidade que ultrapassou a importância apenas histórica e hoje é considerada um polo que atende as cidades do sul e sudeste de Minas. São João del Rei comporta um lindo cenário arquitetônico que não se restringe apenas ao Barroco e reflete os diversos ciclos econômicos que a cidade atravessou. O presidente Tancredo Neves nasceu em São João Del Rei, e hoje a cidade guarda um Museu para preservar a memória do ex-presidente. A cidade que foi um dos palcos da Guerra dos Emboabas, hoje guarda muita história, mas também segue forte em agricultura, indústrias e comércio. Além da Maria Fumaça, que liga a cidade até Tiradentes, em São João você vai poder assistir a Orquestra Lira Sanjoanense, a mais antiga orquestra das Américas ainda em funcionamento. Ela se apresenta regularmente na Paróquia Nossa Senhora do Pilar.

 Capitólio: 

A represa da Usina Hidrelétrica de Furnas trouxe fama e notoriedade para a pequena cidade de Capitólio. Atualmente ela é um destino famoso para esportes radicais, bem como para lazer junto às cachoeiras e cânions de Furnas. 
Passeios de lanchas e banhos gelados nos paraísos naturais formados pelas rochas e águas cristalinas em um destino exótico de Minas Gerais.

 Araxá:

Fazendo parte do Circuito Turístico da Canastra, Araxá marca presença entre cidades queridas de Minas, pela fama e imponência do Grande Hotel de Araxá, inaugurado em 1944 pelo então presidente Getúlio Vargas. É praticamente um palácio, foi construído no estilo néo-clássico, com traços da arquitetura baseada na América Espanhola, assim como há na Colômbia e Venezuela. No projeto original há restaurante cinema e até cassino. Desde 2010 o hotel está sob a Administração do Grupo Tauá, passando a se chamar Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá.

 Caxambu: 

Uma linda cidade, com ar de montanhas, que faz parte da maior Estância Hidromineral do Mundo. Caxambu é uma cidade que precisa entrar para o roteiro de quem desbrava Minas, aproveitando o paraíso que são as fontes de águas naturais. É uma beleza muito rara e muito encantadora. A História conta sobre a visita da Princesa Isabel até Caxambu, atraída pelo poder das águas medicinais. Ela procurava a cura de sua infertilidade e aparentemente deu certo! As águas ferruginosas a curaram de uma anemia e ela engravidou. Sem contar o poder das 12 fontes de águas minerais, a Serra da Mantiqueira também traz um charme a mais a cidade, que pode ser vista do alto das montanhas, num passeio de teleférico.

 São Lourenço: 

Ainda na Serra da Mantiqueira, e ainda fazendo parte do Circuito das Águas de Minas Gerais (juntamente com as cidades  Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Heliodora, Lambari, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações), Caxambu é outro pedacinho de mapa que você precisa conhecer. As beleza do Parque das Águas, a rica culinária mineira, as hospedagens deliciosas aos pés da montanha, fazem com que sua experiência seja inesquecível.

 Monte Verde: 

Uma mini cidade, com pouco mais de 4 mil habitantes, Monte Verde caiu nas graças do turismo por causa de seu clima montanhoso. A cidade é minúscula, mas é charmosa, com hotelaria para todos os gostos e com opções de passeios voltados a natureza, como trilhas e montanhas. O clima é bem ameno, sendo muito fresco no verão e muito frio no inverno. Hummm, que delícia!

Quero dizer aos viajantes que esta é uma lista com 12 cidades mineiras que são maravilhosas e merecem sua visita. No entanto, o estado de Minas conta com outras cidades importantes, com ótima infraestrutura e muito completas tanto ao lazer quanto ao trabalho. Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba e Governador Valadares, por exemplo, são cidades que se destacam em tamanho e importância dentro de Minas Gerais.

FONTE PASSAPORTE FELIZ

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade