24 de abril de 2024 08:55

Veja as 9 melhores cidades de Minas Gerais para morar

Você já pensou em morar em uma cidade de Minas Gerais? 9 cidades do estado apareceram no ranking IDGM e nós te mostramos as vantagens de viver em cada uma delas.

Educação, segurança, saneamento básico e saúde são os elementos determinantes para indicar as melhores cidades de Minas Gerais para morar. Em 2021, a Macroplan, consultoria em cenários prospectivos e administração estratégica, lançou o Ranking IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal), em que dentre as 100 melhores cidades brasileiras para se morar, 9 estão situadas em Minas Gerais. 

Ao procurar uma cidade para morar muitos fatores devem ser levados em consideração. Morar em uma boa cidade afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Contudo, o conceito de qualidade de vida é muito abrangente e ao mesmo tempo muito pessoal. Isso porque, ele compreende não só a saúde física dos cidadãos, mas também o seu estado psicológico. Para ajudar na sua escolha foram separadas as 9 melhores cidades de Minas Gerais para morar, além dos atrativos de cada uma delas. 

As 9 melhores cidades de Minas gerais para morar

Belo Horizonte

A capital mineira, Belo Horizonte, está na 15ª melhor posição entre as 100 melhores cidades para se morar do Brasil. A cidade planejada e projetada pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis oferece boas oportunidades de trabalho com salários competitivos. Além disso, BH é um dos polos tecnológicos e centros econômicos do país, concentrando inúmeras atividades importantes. 

Quem mora na capital afirma que a qualidade de vida é o que mais os atrai. Isso porque, para muitos mineiros, Belo Horizonte permite aproveitar a agitação de uma metrópole sem perder o ar interiorano. Segundo o ranking IDGM, a cidade teve sua melhor posição em saúde, ocupando a 9ª posição.

Uberlândia

Além de ser a segunda melhor cidade mineira para se viver, Uberlândia possui diversas outras vantagens, como o baixo preço dos imóveis, por exemplo. A cidade oferece grande infraestrutura, promove qualidade de vida para a população e investe bastante em educação, saúde e desenvolvimento social. Além disso, morar na cidade significa ter diversas opções de programas culturais. Isso porque, constantemente são organizados eventos e festas tradicionais durante épocas como o Carnaval.

A cidade conta com quatro escolas de samba, além de bailes em clubes. Também é possível aproveitar os blocos de ruas e outros eventos como festas juninas que se estendem pelos meses de julho e agosto. Uberlândia aparece na 17ª posição no ranking IDGM se destacando na área de Saneamento e Sustentabilidade. 

Uberaba

Conhecida cidade do Triângulo Mineiro, Uberaba ocupa a 25ª posição do ranking IDGM. A cidade é famosa por ser o berço de um dos maiores médiuns do Brasil e do mundo: Chico Xavier. Esse inclusive é um dos pontos que mais atrai turistas para a cidade, já que abriga o Memorial Chico Xavier, local onde o médium residiu a maior parte de sua vida. Assim, é possível conhecer suas obras e se encantar com a sua história. Além disso, o município conta com muitas igrejas espalhadas em todo o seu território. 

Com mais de 300 mil habitantes, Uberaba é considerada uma das principais cidades do sudoeste de Minas Gerais devido a sua localização em divisa com o estado de São Paulo. A cidade também se destaca pela sua 4ª posição em melhor Saneamento e Sustentabilidade. 

Montes Claros

Montes Claros está entre as 9 melhores cidades de Minas Gerais para morar e ocupa a 26ª posição entre as melhores do país. Com mais de 400 mil habitantes, ela se destaca pelo desenvolvimento do setor agrícola, agropecuário e por ser um polo estudantil. A cidade oferece excelentes escolas de Ensino Médio, cursinhos preparatórios, além de universidades renomadas. 

A área de saúde também é um destaque, já que possui clínicas e profissionais que são referência no tratamento de enfermidades. Sua localização também atrai muitas empresas interessadas em distribuir melhor os seus produtos.

Betim

Betim já foi muito conhecida pelas indústrias que se instalaram na cidade na década de 1940. Hoje, ela é um polo petroquímico e automotivo. Com aproximadamente 390 mil habitantes, é possível encontrar em Betim empresas no ramo de alumínio, metalurgia, logística e mecânica. Mas se engana quem acredita que a cidade só se destaca pela sua atividade industrial.

Ocupando a 37ª posição no ranking de melhores municípios para se viver no Brasil, Betim se destaca por ocupar a 20ª posição em saúde nessa pesquisa. Além disso, a cidade se desenvolveu rapidamente e abriu suas portas para a hotelaria e os empreendimentos imobiliários, tornando-se um excelente lugar para se morar. 

Contagem

Contagem está na 37ª melhor posição entre os 100 maiores municípios do Brasil, e é a 6ª melhor cidade de Minas Gerais para morar. Com bairros bem desenvolvidos e que contam com boa infraestrutura, a cidade oferece muita qualidade de vida. 

O comércio se expandiu nos últimos anos, proporcionando uma melhoria em todos os setores de serviço da região. Além disso, Contagem está localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Isso oferece muitas vantagens como estar mais afastado do centro. Como não é vasta o suficiente, não apresenta muitas dificuldades com relação a locomoção e transporte público, mas ainda oferece todas as opções de cultura, entretenimento e serviços necessários. 

Juiz de Fora

Na 50ª melhor posição no ranking IDGM, Juiz de Fora é uma excelente opção para quem não abre mão de programas culturais. Com todos os seus teatros, galerias de arte e centros de cultura a cidade é um ótimo atrativo turístico. Ao longo do ano é possível presenciar vários eventos que compõem o calendário oficial da cidade. Sua melhor posição no ranking está relacionada à área de segurança. 

Ribeirão das Neves

Um dos maiores municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves possui uma história que remonta ao período colonial, com a agricultura tendo uma forte presença nas relações econômicas. Ocupando a 53ª posição do IDGM, Ribeirão conta com vários atrativos. O mais famoso deles tem mais de 100 anos de história, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis.

Trata-se de um centro de preservação da cultura afrodescendente. Uma vez por ano é possível conhecer a festa da padroeira Nossa Senhora do Rosário. Ela conta com a presença de diversos grupos de congado. Além disso, outro grande atrativo da cidade é a Casa de Cabeça para Baixo, ou Casa Invertida. Localizada no bairro Granja Primaveras, ela chama a atenção de quem passa e pode ser alugada para realização de eventos. 

Governador Valadares

A última das 9 melhores cidades de Minas Gerais para se morar, Governador Valadares está na 65ª melhor posição entre as 100 maiores cidades do Brasil do ranking IDGM. O município teve a sua melhor posição na comparação com o último ano em Educação, ocupando a 42ª posição. Na última década a cidade melhorou sua posição no ranking em apenas uma área, mas ainda está entre as 100 melhores cidades para se viver.

Morar em Minas Gerais

Minas Gerais é um grande estado localizado no sudeste do Brasil. Conhecido por suas cidades da era colonial, é o berço de muitas histórias que remetem à corrida do ouro no século 18. Minas Gerais possui vários destaques, como a indústria extrativa mineral, o turismo e o agronegócio, sendo a extração a de destaque. Estima-se que mais de 50% da produção brasileira de minério de ferro estejam localizados em Minas. 

Morar em Minas Gerais é uma ótima opção se você busca uma região que ofereça diversas opções de negócios e lazer. Se mudar para uma das cidades citadas no artigo é o seu desejo, conte com a Casa Mineira Imóveis para realizá-lo. Com anos de experiência e renome no mercado de Belo Horizonte, nosso portal possui diversas opções de imóveis para que você encontre o ideal para você. Confira!

FONTE CASA MINEIRA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade