29 de março de 2024 09:19

Crise na saúde: falta de pediatras nas UBS e possível fechamento da única UTI Neonatal de Barbacena e região

Muitas crianças têm ficado doentes em Barbacena (MG), especialmente pela época do ano que é propícia ao desenvolvimento de doenças respiratórias, além da covid-19. Diversas reclamações chegaram à redação do BOL e Rádio Sucesso sobre a falta de pediatras nas Unidades Básicas de Saúde. A situação faz com que pais e responsáveis procurem atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, referência no atendimento em pediatria.

Uma mãe reclamou que, em contato com a Santa Casa foi informada que, por volta das 11h o setor de pediatria estava lotado e, até aquele horário não haviam sido atendidas as crianças que haviam chegado por volta das 8h.

Sobre a situação do atendimento de pediatria na atenção primária a Secretaria Municipal de Saúde informou que “os médicos generalistas das Unidades Básicas de Saúde estão aptos para atenderem as pequenas urgências apresentadas por qualquer pessoa independente da idade, o que consequentemente inclui as crianças, quando classificados em casos leves ou moderados. Algumas Unidades Básicas oferecem atendimento eletivo com médico pediatra, além de atendimento eletivo no Centro de Especialidades Multidisciplinar (CEM). A Secretaria mantem a orientação para que em casos graves, de urgência e emergência procure a unidade hospitalar diretamente”.

Com relação à Santa Casa, as redações do BOL e da Rádio Sucesso receberam várias reclamações sobre demora no atendimento, além do possível fechamento da UTI Neonatal, única de Barbacena e atende cerca de 750 mil na região. A assessoria da unidade não se manifestou até o fechamento desta matéria.

O que nossos jornalistas apuraram, extraoficialmente, é que somente o pronto atendimento de pediatria da Santa Casa está atendendo cerca de 4.500 crianças por mês. Além disso, a falta de pediatras é uma realidade que vem afetando também outras cidades da região, como São João del-Rei. Os poucos profissionais que estão trabalhando, que não estão afastados por alguma enfermidade, têm trabalhado exaustivamente.

Ainda de acordo com a fonte ouvida pelo BOL e Rádio Sucesso, as autoridades competentes já foram cientificadas da situação caótica na saúde pediátrica do município. Uma reunião entre a direção do hospital e a Prefeitura estava agendada para quinta-feira (09), mas foi desmarcada. (Barbacena On LIne)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade