29 de março de 2024 09:50

Senado prevê ampliação de isenção do IPVA para motos

De acordo com previsão, mais motos com pequenas cilindradas não precisarão pagar IPVA.

Já pensou em não pagar o IPVA da sua moto? O que parecia um sonho pode se tornar realidade com uma nova proposta que está tramitando no Senado. De acordo com ela, motociclistas que possuírem motos de até 170 cilindradas serão isentos de IPVA. Gostou da ideia? Acompanhe o texto e saiba mais sobre esse projeto de lei!

A Isenção do IPVA das motocicletas

Criado pelo senador Chico Rodrigues, o projeto de resolução prevê um novo texto sobre a isenção do IPVA para motociclistas. O texto atual admite a isenção do imposto para motos de até 150 cilindradas, o novo texto, portanto, prevê aumentar o aumento do número de cilindradas para até 170.

A nova mudança já foi aceita pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e tem como objetivo central ajudar motociclistas de baixa renda. Afinal, boa parte dessas motos são utilizadas como instrumento de trabalho.

O IPVA dessas pequenas motos é em torno de R $300,00, mas a isenção já faria bastante diferença no bolso desses trabalhadores. Assim, os entregadores por aplicativo são os que mais aguardam a aprovação da resolução.

Isenção de IPVA para carros

O Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) é algo temido por muitos motoristas, pois quanto mais novo o veículo, mais caro é o imposto. No entanto, além das motos existem milhares de veículos que são isentos do pagamento.

Os carros, por exemplo, quando completam determinada quantidade de anos de fabricação recebem a isenção de impostos. Contudo isso varia para cada unidade federativa.

Observe alguns dados fornecidos

  • Após 10 anos de fabricação: Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
  • Após 15 anos de fabricação: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de
  • Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
  • Após 18 anos de fabricação: Mato Grosso;
  • Após 20 anos de fabricação: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul;
  • Após 23 anos de fabricação: Alagoas;
  • Após 38 anos de fabricação: Santa Catarina;
  • Redução Progressiva: Minas Gerais e Pernambuco.

FONTE ESCOLA EDUCAÇÃO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade